terça-feira, 8 de janeiro de 2008

La Misión


Começa aqui a Missão País!! Ajuntamento de 2500 pessoas na Universidade Católica e partida para distintos lugares. A mim tocou-me ir para Pelarco, 3horas a sul de Santiago, com mais 35 pessoas. São eles os meus companheiros para os próximos 10dias.
No autocarro a caminho dessa aldeia apercebi-me de novo que ando a viver muitas realidades distintas e que mais do que elasticidade mental para fazer câmbios de moeda quando mudo de país há que fazer alguma ginástica mental para não me decepcionar ou me sentir fora quando entro em um mundo diferente. Depois de ter vindo da Patagónia argentina e chegar a Santiago onde o movimento impera e as pessoas tem necessidades distintas custa a entender ou a assentar.
E no autocarro sentia-me realmente deslocado, ainda a viver o que tinha acabado de passar na Argentina. Aos poucos fui aterrando..

A ideia da Missão País é muito boa. Juntar pessoas jovens católicas que são felizes por o serem e assim partilhar isso por todo o Chile. Nunca tinha feito isso mas faz todo o sentido, porque no fundo se tenho uma religião e com isso estou de coração cheio não há melhor coisa que partilhar isso com todos. Para quê guardar para mim essa felicidade?!
E assim chegando a pelarlo ficámos hospedados na escola publica onde 2 de no estavam encarregues de cozinhar o melhor possível e outros tantos de limpar entre outras tarefas.
Divididos em grupos de 6 saímos pela manha para 6 pontos distintos desse lugar. E essa saída não era mais que de coração aberto conhecer as pessoas, falar e mais que tudo ouvir-los. Compartir com eles fossem Católicos, Evangélicos ou Testemunhas de Jeová. Há coisas mais grandes que apenas um nome de uma religião, e essa grandeza passa pelo que temos no nosso interior e é isso o mais importante, que quebra barreiras e nos unifica às diversas pessoas.

Ao conversarmos com as pessoas, que na sua maioria abria as portas de casa e nos convidava a entrar, deu para entender a humildade dos trabalhos que têm mas igual suficientes para poderem viver e ainda convidar gente a entrar em casa, muitas delas construídas por eles mesmos. Pelo meio fomos publicitando os workshops que fazíamos no final da tarde para todo o tipo de pessoas. Desde workshops de pintura para os mais pequenos, desporto os muchachos mais loucos, microempresario para quem tivesse ou quisesse abrir negocio e ainda debates para as pessoas mais crescidas que quisessem tirar duvidas. Melhor do que esperávamos, muita gente tem vindo aos workshops.
Que privilégio conhecer estas pessoas. Amanha o dia volta a ser grande…com calor e sem rio ;)

3 comentários:

Anônimo disse...

saudades!

grande beijinho

Marta Alvim

marcia_tait disse...

Olá Francisco, estou acompanhando sua jornada, já que deu uma de programador de rádio, olha só o que pode fazer no Brasil: http://muda.radiolivre.org/
beijo, Márcia.

...la Ino disse...

Francisco que bueno saber de tí!!! desde Chile los de la Misión País nos hemos acordado mucho de tí y estamos rezando porque "Sudamerica Live" se la mejor experiencia para tí y para todos los que se crucen por tu camino, tal como lo fue para todo nosotros en Pelarco.
Un abrazo gigante, Ino