sábado, 19 de janeiro de 2008

Santiago? Listo!

De volta a Santiago que é o mesmo que dizer “De volta ao mundo real!!”
E no mesmo dia que cegamos mas à noite tivemos uma mega encontro de todas as pessoas que participaram na Missao País, incrivel!! Muita gente mesmo de todos os generos e feitios. Havia para todos os gostos. E agora percebo que a missao país faz sentido. Faz sentido ser uma força grande e uma uniao tanto para nós como para as pessoas dos lugares que nos recebem.
É verdade que estou mais fraco e as missoes nao me ajudou nesse sentido porque nao comiamos muito para alem de arroz com salsichas…tampoco era preciso mais para matar a fome porque essa se matava a si mesma com o que ganhávamos diariamente ao falar e ouvir as pessoas que visitávamos.

Passei estes 4dias em casa de Ramiro, que fez missoes comigo em Pelarco, e aproveitei assim para ver o que faltava da cidade. Agora que ja tinha aprendido alguns modismos chilenos tudo se tornava mais facil tanto com os que fizeram missoes comigo como com os santiaguinos que ao principio nao entendiam nada do que eu dizia…e pensava eu que ja falava alguna coisa de espanhol!! Bem tinha sido avisado quando saí da Argentina mas nunca pensei que fosse tao distinto tanto na maneira cantadita que falaz como nas palavras mais usadas nao terem nada que ver com os vizinhos argentinos.

Vivi en Santiago com assados, Pisco, Festival Internacional de teatro entre outros passeios em que me perdia pela cidade. Por aí vi a realidade de contrastes de uma cidade desenvolvida e moderna em que ha carros topo de gama a passarem e sem-abrigo a dormir no chao sujo de qualquer lado. Outros que se vao tentando safar a vender de tudo um pouco como se ve nas portagens das autoestradas em que ha uma fila de vendedores na estrada a impingir produtos variados desde sanwiches a carregadores de telem para o carro ou bebidas. De certeza que se procurar bem haverá o que precisamos nesse momento, sao verdadeiros markteers!!

Mas o que mais me marcou foi realmente o cerro san Cristóbal. Uma vista sobre a cidade de arrepiar, com uma capela que passava musica clássica que inspirava qualquer ateu. A musica é de facto importante e dá cor aos lugares e a momentos especiais!!
Acho que se os carros tivessem musica clássica em vez de buzinas ensordecedoras o transito seria disfrutado de maneira distinta.

2 comentários:

Anônimo disse...

so, you already know something of Chile, people, words, jokes, work, fucking inequality, but big hearts and big ilussions to convert the reality in a better chance for the future..

i hope that you don´t forget us, but neither have to back to Chile again... just a joke!!

look this www.atelier4architects.com i'm here making a substitution and taking contacts to the future



so
see you later
be strong boy
bye..


pd.: Joquin is so Gay, he dreams with a blog like this!!!

Anônimo disse...

este é o tempo favorável...
BOA QUARESMA!!!

beijinhos

Marta Alvim