terça-feira, 17 de junho de 2008

7a MARAVILHA DO (MEU) MUNDO: Parque Nacional Tayrona (Colombia)


Com uma passagem relâmpago por Barranquilla cheguei a Santa Marta para conhecer uma parte das praias da Colombia. Fiquei em casa da filha, do amigo, da amiga da minha tia Mariana :) pura verdade mas não deixaram de me tratar como se fosse eu o amigo deles!! O centro desta cidade é pequeno e como não tinha já muito tempo de sobra neste país resolvi sair de manhãzinha para o Parque Nacional Tayrona que fica a 1hora de onde eu estava. Já chegado à entrada do parque comecei a caminhar na estrada que me levaria até às praias do Parque, sou abordado por um militar que aí controlava. Começa-me a pedir que esvazie os bolsos e que lhe passe também o passaporte. Pois, passaporte é que não tinha porque sou inconsciente e em toda a viagem esteve sempre na mochila só saía quando tinha que passar alguma fronteira. Começo a imaginar já os filmes que me foram contando que metia policias ou militares aqui da América do sul. Começa a ver o dinheiro que eu trazia e perguntava-me se estava sozinho...e então percebi que tinha que levantar a cabeça e respirar confiança caso contrário ia-me comer a cabeça. Começo-lhe então a falar, falar, falar e falar de todos os assuntos e mais alguns da minha viagem, de futebol e da Colombia para ganhar assim proximidade e que não lhe desse tempo sequer de pensar em algo contra mim. Apertamos a mão no final, sorriso na cara y siga!!Safei-me!!

Mais à frente encontro um trabalhador a descansar na berma da estrada que recém chegava da finca onde tinha estado a apanhar mangos. E sem hesitar enche-me os bolsos para que vá comendo pelo caminho, que luxo!

Pelo caminho apanho boleia duma camioneta para mais rápido chegar à praia. Os meus olhos começavam a brilhar, ria-me como se estivesse apaixonado. Era a emoção de voltar a pisar mar.
E em poucos passos pelo parque foi fácil perceber que se tratava da 7a Maravilha do Meu Mundo!! Passei por lugares de neve, de praia, de selva e sobretudo de muita paz e este tem um pouco de todos. Uma imensidão de praia clarinha, limpa e com um mar que respira vida, árvores de fruto por todas as partes a fazer lembrar a Amazónia, muita tranquilidade em lugares que não estão desertos mas a grandeza faz com que se tenha espaço e lugar para tudo. Tudo isto e ainda uma vista para uma montanha que está permanentemente com neve!! Este é o ponto mais a norte que estive em toda a América do Sul depois de já ter tocado no fim do mundo.

No caminho de saída passei pela mesma estrada onde ainda estavam caixas cheias de mangos, gritei por Franco (dono da finca) e convidou-me a entrar e a conhecer tudo. Ele é italiano e mudou-se para ali faz agora 3 anos. Deixou a Europa e investio um par de euros e aí tem um grande pedaço de terreno com tudo e mais alguma coisa fazendo-me lembrar a Amazónia e ainda para mais tem uma praia quase privada a 10 minutos de casa. Em poucos segundos montaram-me um banquete dando umas pauladas na árvores e fazendo-me tomar agua de coco, esticam a mão e servem-me laranjas e mangos e para que não passe fome deram-me um ramo inteiro cheio de oritos (bananas pequeninas). Que melhor despedida deste parque podia eu esperar?! E aí fui eu com o ramo cheio de oritos a passear pelas ruas e ao longe já via o militar a rir e a chamar-me acenando com os braços para me apresentar ao amigo, também militar, que tinha acabado de chegar. Ofereci-lhes uns oritos e ficaram todos contentes!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Passear e tomar banho naquelas praias deve ser um delirío! Já que não pude fazer essa viagem, aproveito para " imaginar e sonhar " que por lá passei...Bjoo Isabel