terça-feira, 10 de junho de 2008

Cali Night Fever!!



Acabado de chegar a Tulcán (norte de Ecuador) percebi de imediato que a fronteira ainda não estava ao “virar da esquina”. Quando recebi a nota de 5000 pesos colombianos não pensei que tão cedo a ia utilizar. Mas assim foi, já não tinha dólares e a única forma de ir até à porta de saída do país e entrada em Colombia era trocando os pesos por 2,5 dólares e assim pude comprar o bilhete de bus que me levou até à fronteira. Pelo caminho conheci uma colombiana que viajava com dois filhos pequeninos e quatro maloes. Acabámos por nos ajudar mutuamente de uma forma natural, eu a ela com as malas e ela comigo na entrada neste país com nome de menina. Volto a tirar o passaporte da mochila para que possa receber ordem de entrada. De todas as fronteiras por onde passei esta foi, sem duvida, a mais simples sem ter que preencher qualquer papel, bastou-me receber o carimbo. No entanto há sempre um processo de espera seja na saída seja na entrada no país. O nosso crescimento é rápido e os anos passam fugazmente por nós, facilmente vou chegar a velhote e já no fim da vida vou-me perguntar onde é que andei a perder tempo...nas fronteiras, está claro!!

Já na Colombia e com dinheiro emprestado chego a Cali. Esta é a terceira maior cidade do país atrás de Bogota e Medellin. É considerada a capital da loucura, da dança, dos ritmos latinos, da pura fiesta loca!! Voltei a apostar no couchsurfing.com e a ser recebido pela família Rios que vive nos subúrbios mais elegantes da cidade. Uma família habituada a receber viajantes de todas as partes do mundo, têm já um quarto próprio para e todas as informações úteis para quem chega pela primeira vez ao país. Não foi preciso passar muito tempo para que eu me apaixonasse por estas pessoas, vive-se numa onda de boa disposição e amabilidade entre todos. Muito atenciosos com o bem estar de quem esta ao lado...ou a passar ao lado! O difícil aqui é não fazer amigos. Do centro mais fino da cidade levei as manas Rios até ao centro do povo, junto ao mercado e feira onde se vende de tudo. O contraste é muito grande e nota-se facilmente em tudo, na maneira de falar, de vestir ou no aspecto das lojas ou barracas de vendedores...mas eu acho que é aí que se vê melhor como vive a maioria das pessoas nesta cidade e país. E como em qualquer lado este nao deixa de ser perigoso mas não é por isso que vou ficar de fora, arregala-se mais os olhos e entramos. Claro que estando com duas damas mais olhos temos que ter. A certa altura a entrar já mais adentro duma rua com tendas montadas que vendiam mais que as outras, alertou-nos um vendedor “Não se metam por aí...ficam sem cabeça” Percebi de facto pela cara dele que o mais provável era mesmo ficar sem cabeça se por ali fossemos. Diziam-me elas que já de carro tinham medo de ir por estas lugares onde passeávamos e muito mais agora que estávamos a pé. Não nos demorámos muito mas não saímos dali sem antes provar uma bebida à base de fruta e mel rotulada de afrodisíaca.

O melhor desta cidade estava prestes a conhecer com a chegada da noite. Todos os dias a espera pela noite vale a pena pela festa que se vive em qualquer parte da cidade...tem é que ser Cali!! Bailam salsa, merengue, bachata e parecem mesmo profissionais. Nascem já a bailar!!

A grande diferença deste lugar e em geral de toda a América Latina é que as pessoas são autênticas e naturais ao deixarem-se levar pelo ritmo quente da musica sem problemas de quem vai estar a olhar ou se estou a dançar bem ou não, respiram o ritmo e deixam fluir os passos. Se ao principio não sabia muito bem, rapidamente recebi lições de cada “profissional” a quem eu convidava para dançar, aqui não se diz não a um convite para bailar. Que maravilha que é!! O único cuidado a ter neste ritmo alucinante de musica é que não se pode/deve convidar as mulheres lindonamente plásticas que estão acompanhadas de um homem que pode ser alto baixo, bonito feio e cheio de borbulhas porque são na sua maioria narcotraficantes que têm essa grupeta de mulheres com eles e é de mau gosto ir buscar alguma para dançar. De resto...basta fechar os olhos e confiar no ritmo que nos vai saindo da pele através dos nossos pés!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Francisco, caro amigo!

tens me roubado valentes gargalhadas com este blog!

Muito Obrigada,

Bruna

MARta disse...

Francisco a respirar perigo, acompanhado por duas damas e a beber bebidas afrodisíacas...ui!

tás em alta!!! sempre voltas???

beijinhos!

Anônimo disse...

Admiro a Tua Coragem e a Tua vontade de ajudar, nem que seja com um Sorriso!