sábado, 21 de junho de 2008

SORRI E O MUNDO TE SORRIRÁ!!

A nossa vida passa rápido, o tempo não pára nem para irmos à casa de banho e a ideia...é que nos também não paremos. Tentamos ganhar tempo de todas as maneiras e o que muitas vezes utilizamos é um plano. Queremos planear para nos organizarmos e para que as coisas saiam como imaginámos na nossa cabeça mas esquecemo-nos de planear para ser surpreendidos. Não para ser surpreendidos pelas coisas menos boas que, queiramos ou não, existem mas sim pela beleza do nosso mundo, para sermos surpreendidos no nosso dia com uma cara alegre, com um chocolate. Para sermos surpreendidos pelo amor gigante que explode todos os dias e que por termos um plano muito fixo nem o sequer vemos, não nos damos conta.

Foram 9 meses na América Latina, muitas realidades, culturas e corações. Mas afinal qual é o sentido de tudo isto? Onde é que quero chegar e o que busco?!
Vale a pena sair, sair não só do país mas, mais que tudo, sair de nós próprios. Entrar nas pessoas, tocar de perto e olhar com os mesmos olhos deles. A importância do nosso umbigo no corpo que temos torna-se relativa, dependendo da maneira que fazemos uso dele. Se o queremos para desfrutar do tempo olhando para ele, não vale a pena. Valerá a pena, e isso sim, se o utilizarmos para lhe fazer cócegas e rir muito. Aí sim, é tempo ganho porque preservar o individualismo é tornarmo-nos especiais por dentro e comuns por fora!!

Depois de todo este tempo aqui passado aprendi a abrir mais o coração, aprendi a dar-lhe mais uso. As diferentes realidades e problemas que conheci numa América com cara de brincadeira fez-me viver tudo muito de perto e com sentimento à flor da pele. Sinto-me pequeno ao tentar descrever os sentimentos e as palavras que se perdem em simples significados que vou deixando pelo caminho.
A pobreza existe, é real, e a camuflagem que se tenta por também o é. Não vão deixar de existir problemas mas o nosso papel é o de deixar o mundo um pouco melhor seja através de uma criança mais saudável, um pedaço de jardim ou uma condição social mais justa. Saber que alguém respirou mais facilmente porque nós existimos. E isto é o que eu busco e continuarei a buscar!!

Tudo o que vivi comparo-o com um sonho. Nenhum acidente, nenhuma doença, nenhum roubo..nenhum nada que seja mau, tudo de bom!! Pessoas que me recebiam de braços abertos sem me conhecerem, comidas recebidas e uma vez ingeridas não iam senão para o coração. Aprendi que matar a sede e a fome não é comprando os melhores produtos mas sim com uma vida em abundância, com um apreciar a beleza em tudo e em todos. O céu é o limite não nos conformemos com menos..

As situações difíceis de muitas famílias relembram-me que o mundo não é, de facto, justo. Pessoas que nascem em lugares de conflito, outras que estão à partida condenados pela realidade e cultura que os rodeia sem por isso terem as mesmas oportunidades que outros. O amor é tudo o que temos! E depois de ter vivido em 9 meses tantas realidades e suas extremidades...eu, já não sou mais eu. Pelo menos não sou o mesmo eu interior.

P.S. - Gracias a todos que viajaran comigo!

44 comentários:

Anônimo disse...

Palavras para q... o filme diz tudo! Grande expedição =)

FC disse...

Nao tenho nada a dizer..foi a viagem da tua vida e que adorei ir acompanhando ir vendo as fotografias, os documentarios etc..Adorava poder um dia fazer o que tu fizeste e para isso vou precisar da tua ajuda em termos de organizacao da viagem, planeamento etc etc..!Acho que todos deviam de fazer o que tu fizeste..fiquei mesmo sem palavras ao ler o teu texto!
Um GRANDE abraco do teu amigo,


Francisco Catarino

Anônimo disse...

Gostei muito que tivesses feito essa viagem. Dá para amadurecer e é bom ver como consegues transmitir o sentido que tem a nossa vida.
Bjs
Pancrácia

Anônimo disse...

Hey Xikinhooo! =)

Apesar de por vezes nao puder acompanhar mais, fico contente por ti pois sei que esta foi a Viagem da tua Vida! =D

Ai do menino que não me venha cá visitar hein? ;)

Vá BeijinhoooOOO! Martinha! **

teresinha disse...

francisco, é realmente impressionante ler as coisas que escreves, o qe viveste, o qe sentiste. acho que não é para todos. mas acho que todos têm um papel impt nessa intervenção que falas, nessa construcção. cada um à sua maneira. e sem duvida que essa tua experiencia motiva, e os teus testemunhos, dão animo e interpelam.
Obrigada.

TPape

Anônimo disse...

Francisco!!
Cada post que li aqui durante nove meses trouxe-me uma alegria enorme e umas gigantes saudades de muitas vezes voltar a sentir o que tanto descrevias, a simplicidade e a entrega total/desprendida aos outros. E a felicidade é isto!

Obrigada Francisco por estes nove meses!
Fico muito contente por teres tido a coragem de largar tudo e ir ao q querias e de partilhares connosco!

Um grande beijinho,
espero agora encontrar-te por aí em breve!!! :)

Anônimo disse...

Ciao Francisco...
Que maravilha... poder ver, sentir, e expressar mil e uma realidades...
Tudo tem um sentido...
Um abraço

Pe. Antonio Loureiro

Anônimo disse...

Uma grande beijaça Faquico! Estava cheia de soudaditas tuas. Quero ver se agora tambem há blog com as experiências que vives por cá e com todas as pessoas que por aqui te adoram ;)

Bjs da mana Sofia

Anônimo disse...

Francisco...
En primer lugar mis muchas felicitaciones por tu viaje. Me da una pena que esto signifique el final de este blog que me ha ido acompanando en este ultimo ano, con todas las anécdotas que me han hecho tanto reir como realizar las grandes y tristes diferencias a las que mucha gente de acá es ajena.
Espero que esto no signifique el final de tu viaje, pero apenas un gran principio. Deberias saber que amigos mios han estado leyendo partes de tu blog, y les parecio increible. Tan increible, que estamos viendo haber si hacemos algo similar en un par de anos (mucho ahorrar!), pero por algunos paises del este (filipinas, taiwan,etc...)
Estoy contento que todo te fué súper, y que todos los contactos de Colombia funcionaron. Haber si nos vemos pronto y nos ensenas tus nuevos pasos de salsa ;)

abrazos de tu primo parisino

Francisco disse...

Pois é... és um bicho, meu!
Ao longo destes 9 meses houve 2 coisas que me vieram à cabeça sempre que me lembrei de ti: 1) bem gostava eu de estar aí contigo; 2) nós fazemos os nossos 15 dias de peregrinação de mochila às costas, mas tu é que percebeste bem o que é fazer disso a vida inteira...
Toca a bir a Vraga!
Um abraço, com saudades,
Sassetti

MARta disse...

Foi de facto outro o Faquico que voltou. O exterior deixa adivinhar toda a mudança interior que esta experiência te concedeu.

Ao ler este teu último post, lembrei-me do grito de S.Paulo: " Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim."

Rezo pelo teu regresso. Rezo pela integração de todas estas vivências na história da tua vida que continua.

Secalhar é mais difícil na própria casa e com aqueles que nos são mais próximos, secalhar é mais difícil num país e numa cultura em que todos parecem estar cheios de si e vazios do que importa...rezo para que não percas esse Amor que te habita e que te faz olhar o mundo com esperança.

um abraço apertado, até já

Marta

Anônimo disse...

Xico, que fantástico. Acho que nem há palavras para comentar tamanha aventura de alma! Apenas digo que me sinto honrada em te ter como amigo.
Beijos imensos,
Kica.

Anônimo disse...

Foste os nossos olhos e o nosso coração nessa grande aventura que vivemos contigo. Às vezes não sentias a mochila pesada? Éramos nós!
Obrigado por partilhares tudo connosco.
Bem-vindo a esta casa.
Bernardo Capucho

Anônimo disse...

É incrível a velocidade com que o tempo passou... Partimos no mesmo mês, cada um para a sua aventura. Diferentes objectivos e expectativas, nervoso miudinho de partir!
Deu-me um gozo enorme acompanhar-te nesta tua viagem pelas Américas. Ver-te, ouvir-te em cada relato apaixonado!! Mesmo teu! E agora, ao ler o último texto, não consigo deixar de sentir que é impossível o fim deste caminho não sigificar um verdadeiro mote para o resto da tua vida! sempre a contagiar os outros com esse teu espírito...
Grande!

Benvindo! Beijinhos

Gloria Ortega Pérez /bunker disse...

Mi bailador y dulce amigo, ¡protesto! El final de un viaje es apenas el principio del que ya emprediste, motivo por el cual no quisiera prescindir de tus pensamientos y sensibilidad en voz alta. A los muchos lectores que dejaste en el camino que hiciste por LA -aunque les lleves a todos en el corazón- nos encantaría, por ejemplo, asomarnos a Portugal a nessa bello país través de tus ojos, desde la piel..Tienes tudo por dizer, así que
un abraco y um grande beijinho,
Obrigada,

Anônimo disse...

no feedback unless u translate everything! thanks for the pictures, for the text i understood 10% of it...
geoffroy

Lara, Goncalo e Inês disse...

Francisco,
obrigada pelos 9 meses, por descreveres tão bem o que viveste, por nos fazeres também sonhar com os sitios por onde foste passando,por seres um louco puro e corajoso,por estares tão sensivel ao que te rodeia e saberes tirar o melhor da tua aventura.Escreves maravilhosamente,não acabes com o blog assim...continua please. ès de facto um Homem, apesar da idade,não é Puto estupidinho????
bjs da Lara (e da Inês pequenina que está aos saltinhos na barriga da mãe)

rebeca disse...

Francisco! Que boas estas palavras...agora que tabem vivo outra realidade aqui no senegal, percebo bem alguma das tuas palavras apesar de ainda esttar longe desse "desumbigar" necessario para sermos felises. obrigada por este testemunho...quando chegar a portugal quero tar contigo...quero sentir o como estás diferente!

Anônimo disse...

Que boas palavras Francisco...agora que tb ando numa aventura no Senegal percebo bem algumas das coisas que dizes apesar de ainda estar longe do desumbigar necessario para sermos mais feleizes...obrigada pelo testemunho! falamos em Portugal que sentir o quanto estas diferente!! Bjs!!

Anônimo disse...

Xiquinho!!! es lo maior!! tb querooo!! bjaao Michelle

Anônimo disse...

mt obgd por isto
e sorrindo, para o mundo te sorri, te digo e me lembro:

"Gand Cena Meu!"

José Ventura disse...

Fico muito contente por ti, pela tua experiência e também por estares mais perto :) Porque é sempre bom ter pessoas boas e amigas por perto :) e porque agora vens cheio de coisas para partilhar connosco e saímos todos a ganhar.

Um Grande abraço deste teu amigo
Zé Ventura

Anônimo disse...

Grande Francisco... sem dúvida que me foste surpreendendo a cada view que fazia ao teu blog... grande viagem, grande experiência... tudo para ti passou a ter outro valor! Em breve contas-me mais peripécias inesqueciveis com certeza. Grande abraço e sê bem-vindo...

Anônimo disse...

Francisco:
Fui acompanhando a viagem, uma vezes deixando um comentário, na maior parte das vezes sem comentários escritos. Mas comentários com as pessoas ao meu lado e tantas vezes com as lágrimas nos olhos. Que lições de vida brutais fui tendo ao viajar por esses sítios todos através deste blog.
Não há dúvida que tenho ainda muito que aprender. E o que é mais curioso é que as maiores lições de vida me chegam sempre de gente muito mais nova do que: a geração seguinte, muitos podiam ser meus filhos. É por isso que insisto na nossa conversa.
Não foi possível no Natal com todos aqueles desencontros de horários e falta de rede; não foi possível na passagem de ano pelo mesmo motivo. Mas ficou prometida para este momento, certo? Cá estou a cobrar. Como se já não bastasse tudo o que aprendi, tudo o que tenho recebido ao acompanhar a viagemm, ainda tenho coragem de insistir nesta conversa.
Mas é que estas coisas, não podem ficar guardadas: têm de ser gritadas ao mundo.
Portanto, Francisco, vai haver telefonemas, ai vai, vai!
Também eu sou hoje uma pessoa bem diferente depois do que li ao longo da viagem. E por isso dou graças todos os dias.
À chegada mundo está, seguramente, diferente daquilo que era antes da partida. Pelo menos o pequeno mundo que se deixou tocar pelas experiências que brilhantemente aqui foram sendo descritas. Não me refiro ao português, mas à excelência de aspreciações, sentimentos, princípios, valores.
Queria Deus que todos os que temos a sorte de poder beber da partilha desta experiência nos deixemos inundar pela força que cada palavra aqui escrita representa.
Por tudo o que já escrevi e pelo mutíssimo mais que fica por dizer, Francisco. Bem hajas!
Cristina

Anônimo disse...

Francisco!!, espectacular tu viaje, te admiro mucho porque te atreviste a hacerlo, algun dia te contare las locuras que han pasado por mi cabeza.
Fue un gusto misionar contigo y que rico que tu paso por Chile haya sido placentero.
Bueno, supongo que estaremos en contacto, y te voy a llamar si algun dia voy a Portugal.
Chaoooo
Paula Correa

GuiGui disse...

tou a morrer de saudades tuas...e quero conhecer essenovo "tu"...
beijos

mathilde disse...

Francisco: das primeiras viagens que fiz sem mamã foi contigo (Vilar de Mouros, Joss e frangos)! Esta que fizeste foi muito diferente, mas (e com o risco de soar mesmo piroso) parece-me que sempre encontraste o Soul.

Era só isto!
Um grande beijinho,
Matilde TP

m disse...

a minha resistência em comentar o teu blog não é nem foi reflexo da minha disponibilidade para a tua viagem.
acompanhei sempre os teus lugares e as tuas pessoas com uma inveja boa, e muita publicidade aqui. apesar de nao fazer sentido continuares a escrever neste blog continua a fazer sentido podermos voltar e trazer amigos, se não para buscar inspiraçao para outras viagens, pelo menos para encontrar motivação para o dia a dia!
porque o contacto com outras realidades completa a nossa, assim como a forma como nos vemos e aos outros.
a viagem continua!
obrigada.

maria ferreira

Anônimo disse...

Parabéns pela coragem =)

Beijinho,

Joana*

Unknown disse...

Sabor de liberdade...

hmmmm Saboroso!

XXX
Di

Jo disse...

"O céu é o limite não nos conformemos com menos.."

Agora, bora la! :)

Jo LM

Bruna disse...

... que maravilha!!

Anônimo disse...

Não há palavras...Foi bom acompanhar-te na viagem da tua vida, ler os teus magnificos textos que tantas vezes me fizeram chorar e pensar porque não há mais pessoas como tu neste mundo. Mas já fico feliz por ser tua amiga, e feliz por saber que realizaste o teu grande sonho. Parece que foi ontem que me enviaste um sms a dizer "até ja" no dia da partida e aqui estas de volta.
É sem dúvida esta a tua vida.
Ate ja =)
Ritinha

Unknown disse...

Francisco:
Qué bueno tu viaje y todo lo que viviste que está en tu corazón y en tu piel...
Los viajes son así....uno crece mucho
Y tu ahora estoy segura que estás mas grande ja, ja
Agradezco haberte encontrado, que decidieras venir a Uruguay...sos un hombre muy especial y realmente fue un placer compartir contigo....
Seguimos en contacto

Un beso
Rosa

Carolina disse...

Francisco :)
Fiquei muito contente por saber q a viagem q fizes-te correu bem. Deu para ver como esta viagem foi importante e gratificante para ti, os teus textos dizem tudo.. Adorava vir um dia a fazer o mesmo! Acredito q tenha sido 'a viagem da tua vida'.
Um grande beijinho com mtas mtas mtas saudades.

Carolina Amaro

Maruja disse...

Portugues!!!!
No se si estaras leyendo tu blog. Solo quiero que sepas que me causo una emoción enorme leer tus palabras (si, leer... a medias, porque no entiendo mucho portugues) y siento que todos en algun momento podríamos hacer o que vos hiciste.
En este poquito tiempo que compartí contigo me dé cuenta que dentro de ese hombre tan alto había un corazón mucho más enorme y mas bello, lleno de amor para dar, con mucho para enseñarnos a todos los que en algun momento estuvimos contigo.
Solo Gracias por los momentos divertidos q compartimos.
PD: todavia recuerdo "...samba do piripita, pimienta, pitonga, pitanga y pita..." y los chicos de Trampolines tambien...
Un abrazo gigante!!!

Anônimo disse...

Não tenho palavras para exprimir o que senti, quando li o que escreveste/viveste. Tudo tem que ser sentido, para ter sentido e tu conseguiste, mostrar isso mesmo, nesta tua Expedição. Gostava de um dia puder ter a " Coragem " que Tu tiveste! Se todos tentassemos ir ao " nosso interior " e descobrir o verdadeiro sentido da vida, talvez fossemos mais felizes! Adoro a Tua Expressão " SORRI E O MUNDO TE SORRIRÁ! Bjoo Isabel

Catarina Malheiro Reymão disse...

Francisco, gostei muito do que vi e ainda mais do que li... compreendo perfeitamente quando dizes "E depois de ter vivido em 9 meses tantas realidades e suas extremidades...eu, já não sou mais eu. Pelo menos não sou o mesmo eu interior."... no entanto acho que o que te aconteceu foi o "encontro com o teu "eu" real", num cenário diferente e alheio a tudo o que estavas habituado, onde não só sentes mais como tudo passa a fazer outro sentido.

Muitas coisas são, agora, banais! E com razão! Mas, como cada um de nós vive no seu universo, tudo é relativo e subjectivo. Agora, depois desta tua caminhada, estou certa que vives mais todos os pormenores... tão insignificantes para uns, invisíveis para outros e que só AGORA (mto provavelmente)te fazem sentido. Um sorriso, uma lágrima... uma gota de água... água quente. Uma refeição...

Não te conhecia (nem conheço), mas certamente agora estás mais puro e consciente... Acho que é impossível uma viagem destas não tocar... e marcar para o resto da vida!

Catarina Malheiro Reymão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

http://markonzo.edu tactics http://aviary.com/artists/Tempurpedic-Bed http://b4071308.typepad.com/ calence assaulted http://saml.xml.org/blog/prilosec http://www.freerepublic.com/~ashleyfurniture/ http://www.primegrid.com/view_profile.php?userid=55275 http://bailfish.com/Forum/user/Profile.aspx?UserID=4733 http://aluniversity.edu/elearning/user/view.php?id=527&course=1 http://faucets.bigiblog.com/ devault http://www.rottentomatoes.com/vine/showthread.php?p=17358719 http://www.iblogme.com/pressurewashers/ utep inshallahbut

joana martins disse...

olá Francisco!! antes de mais nada, estouagostar muito do teu blog e da tua forma de escrever tão simples mas apaixonante. Quem me passo a info do teu blo foi o vasco da action 4 , eu su amiga dele e vou fazer uma voltinha pela ameria do sul, e tou apensar em fazer voluntarido. Inicialmente tinha pensado no peru e tou a encontrar coisas que me estao a agradar, mas também gostava muito de encontrar algo em salvador e rio. Achas que me podias ajudar com umas dicas?? Só por curiosidade parrto já para o Brasil dia 2/11 e penso fazer: Rio-S.paulo-paraty-puerto iguazu-buenos aires- ( aqui ou faço el calafate e subo ela froonteira chilena até santiagoe vou directa para o Peru, para fazer voluntariado ) ou vou directa para o Peru - cuzco- machu pichu-manaus-belém-salvador ( natal e fim do ano)- ilhés - rio. A nminha volta a portugal é d 02/02 mas queria ou arranjar trabalho ou meter me nuns volntariados!!

Obrigada Muitos beijos!!

Felisa disse...

UAU! Depois de ler o teu depoimento ainda fiquei com mais vontade de arrancar à descoberta.. Um grande beijinho e talvez te veja em Buenos Aires.
Felisa

ute satragno disse...

me encantaron las fotos y tus reflexioness! Espero q sigas en este camino q empezaste a recorrer!
cariñosss

ute

Anônimo disse...

Ler outra vez esta viagem faz parar o tempo e redefinir o prioritario!
És uma pessoa fascinante e com uma estrada enorme por percorrer!
teu irmao Bernardo