E quem fui eu encontrar em Las Piedras?!...Alcides Ghiggia. Ao principio também franzi o sobrolho porque não sabia quem era mas ele foi antigo jogador de futebol do Uruguai e foi o maior carrasco do Brasil. No mundial de 1950 as supostas equipas q estivessem nas meias finais jogavam todas entre si e daí sairia o vencedor. Na fase final, a Selecção Brasileira continuou a demolir seus adversários e chegou na última partida, contra o Uruguai, em pleno Maracanã lotado, precisando apenas do empate.No jogo, o Brasil abriu o marcador com Friaça, mas os uruguaios empataram com Schiaffino e viraram com Ghiggia, que em vez de cruzar, como fez no lance do primeiro golo, enganou o goleiro brasileiro Barbosa e chutou directo. Os uruguaios venceram por 2 a 1 e silenciaram o Maracanã.
O estádio tinha sido construído para o Mundial e os construtores tinham dito que pintariam o estádio das cores do país vencedor pensando que seria o Brasil...azar dos azares (para eles) até hoje Maracanã é azul celeste.
Encontrei Ghiggia em Las Piedras, tem neste momento uma tenda que vende roupas numa zona tipo feira permanente. Mas a estrela continua lá e ninguém lhe tira o momento e o golo em 1950!!
6 comentários:
ola meu querido amigo!!!! que saudades, descobri hoje o teu blog e já o percorri todo, fico mt feliz pq vejo que tu melhor era impossivel estares! que alegria. espero que o meu terço te esteja a fazer boa companhia.
mts bjs e um abraço apertado em Maria!
Pois,isto antes do Holandes maravilha os jogadores de futebol só viam bola mesmo,"plata" era (e ainda é) para os dirigentes e associados.
É um gosto ouvir de ti, em breve comunico......até jaaaaaaaá.......
Tas em GRANDE! ja li todo o teu blog, é tudo inacreditável!! boa sorte nestas prox. semanas, espero que tudo corra maravilla!
Grand abraço de Paris!
querido Francisco!!!
finalmente descobri o teu blog e ...devorei claro! a primeira coisa que pensei foi: " já não volta"!!!
é mesmo bom ir sabendo de ti! continua a fazer caminho!
um grande beijinho
Marta Alvim
Grande...
Ja deu para perceber que estas vivo e que estas a gostar, espero que corra tudo bem.
Abraço
Uau, tive aqui a ler a tua vida desde que foste para ai e tudo que posso dizer e uau. Fico muito feliz por ti por saber que estas a gostar tanto, a experiencia que tas a ter parece me algo extraordinario pa.
A vida aqui em Madrid vai muito bem, tou a gostar imenso do trabalho que faco e da gente que vou conhecendo! Abracao!
Postar um comentário