segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ali tuta...


A qualidade da nossa vida depende, queiramos ou não, da qualidade dos nossos pensamentos. Estes vão sendo alimentados pelo que vamos vivendo, pelas pessoas que se cruzam no nosso caminho, pelo que ouvimos e pelo que vemos com os nossos olhos, sejam paginas de livros, momentos de família ou raios de luzes e pessoas provocados pelo andar rápido dos autocarros. Agora que acaba o meu tempo na Amazónia e sigo viagem só tenho a agradecer não a mim nem a uma Pessoa em especial mas a todos, ao ser humano na sua totalidade que tenho vindo a conhecer, pela diversidade de características, maneiras de ser e estar, pelo carácter único que cada pessoa tem. E a medida que os dias vão passando o porta-moedas vão ficando quase vazio mas em contrapartida a qualidade de vida que tenho ‘e, de facto, de sonho. Sinto-me a viver num paraíso terrestre!!

O capitulo Amazónia chega assim ao fim depois de pouco mais de um mês a trabalhar com a fundação Vida y Esperanza no desenvolvimento dum projecto de turismo comunitário para a paroquia de Madre Tierra. Não ficou terminado mas fica agora a cargo da família Rueda, com quem estive a viver, e Chloe, francesa que esta a escrever as suas teses de mestrado em eco-turismo. Foi uma ajuda de coração aquele que lhes dei, por não saber de tudo o que estava a fazer, não sou experto de nada a não ser em manter uma atitude de confiança e de trabalho. Dificuldades existem sempre mas não devemos dar valor a elas caso contrario elas apoderam-se de nos e cometamos a bater com a cabeça sem saber-mos porque.

As aulas de teatro terminam assim sem ter conseguido fazer uma obra final com eles, ficam exercicios e risos bons no meu livro chamado memoria que vou levando comigo!!
Nas aulas de apoio de inglês, o numero de interessados em aprender mais e familiarizarem-se com este idioma foi crescendo aula após aula, a minha maior dificuldade è que eles nem o espanhol sabiam bem... Seguem agora com a francesa sem ter para já data para terminar. Creio que enquanto houver vontade e muitas ganas, estas aulas vão continuar seja com professor português, francês ou jamaicano!! Por qualquer bicho mais pequeno ou mais preto que seja vai-me fazer lembrar estes miúdos-alunos que enquanto esperavam pela chegada do professor alternavam o jogo do berlinde com o jogo dos bichos pretos. Se não sabem ou não tem…inventam!!

A sensação acolhedora de sentir que a casa onde eu estava era já a minha casa e que aqueles que viviam ao lado eram já meus vizinhos. Já Maslow dizia, e com razão, que a necessidade de pertença ‘e realmente importante para atingirmos o topo do mundo, isto ‘e, a felicidade!!...e ‘e com muita pena minha que sabendo que assim como existe um momento de cegada existe também um de partida e que ‘e agora.
Já não ‘e segredo para ninguém que esta Amazónia ecuatoriana ‘e uma Maravilha do Meu Mundo. Percebi isso logo nos primeiros dias que aqui cheguei e agora sinto que o que escrevi no principio estava demasiado incompleto. Hoje olho para trás e vejo a Amazónia como a melhor paragem que fiz em toda a minha viagem. ‘E sem duvida o lugar que mais me marca de toda esta América latina que tenho vindo a conhecer. Um lugar verde e transparente de gente que trabalha muito e reivindica pouco. Valoriza o que tem e desvaloriza o que não tem. Numa verdadeira roda viva de alimentos em que os próprios animais quase se domesticam naturalmente tal ‘e o espírito tarzan de todos.
Boa noite, Amazónia…e ate amanha!!

2 comentários:

MARta disse...

"A qualidade da nossa vida depende, queiramos ou não, da qualidade dos nossos pensamentos."

Colei!!!

Anônimo disse...

Venho aqui algumas vezes porque a Marta(a Alvim!) me falou do teu blog.
É mesmo giro ir assistindo à tua Aventura Latina!

Beijinhos
Laura