quarta-feira, 21 de maio de 2008

Convite para a Vida!


Dizia Madre Teresa de Calcutá que o amor só é verdadeiro se posto ao serviço dos outros. Lembro-me desta frase não só porque está bonita mas porque a vejo presente em cada missioneira que aqui trabalha. Elas chamam-lhe obra ao trabalho que desenvolvem neste lugar que começou com o santuário e que tem, agora, escola e casas de acolhimento, mas para mi misto é mais que apenas uma obra, eu chamar-lhe-ia Obra-de Arte!! É admirável a maneira dedicada com que trabalham com todos os miúdos vindos de diferentes partes do Ecuador e com diferentes históricos familiares. Comparo-as muito a Madre Teresa, que a pesar de aqui não se trabalhar com leprosos ou viverem em condições tão miseráveis quanto as que se vivem na Índia, acolhem a todos sem preferências. Abrem as portas a todos, são o abraço para todos os que necessitem. A única maneira de isto ser possível é com amor. É amar todas as pessoas e a cada uma em particular. Não são missioneiras ricas e tampoco de grandes recursos mas comida e abrigo nunca vai faltar. A magia acontece quando se quer com muita força um “impossível”.

Ontem chegou mais uma criança que deve ter uns 4 ou 5 anos, chama-se Vítor Hugo. É mudo e encontraram-no descalço pelas ruas da província de Guayas já era de noite. Pessoas que já o tinham visto dizem que não sabem desde quando está na rua. Hoje demanhazinha quando eu me dirigia para ir tomar o pequeno almoço cruzei-me com ele, tentava ir não sei onde (nem ele próprio sabe). Tudo lhe parecia raro e estranho. Notava-se que estava confuso e a querer experimentar de tudo. Fátima, uma das missioneiras mais antigas, levou-o até ao refeitório onde tomávamos o pequeno almoço e aí parecia o verdadeiro “Índio em Nova York”. Metia as mãos na manteiga e comia de tudo à colherada roubando dos que estavam ao lado. É difícil controlá-lo e não há um modelo escrito de como fazer porque não há 2 pessoas iguais. Como educar a um menino que parece acabado de sair de um buraco onde teve fechado os últimos anos. Trazia com ele uma mochila sem fecho, um carro de brincar todo partido só com uma roda e passeava-se descalço como pulga de um lado para o outro.

Uma criança que acaba de chegar ao mundo já com uns 4 ou 5 anos. Difícil de entender isto se já nasceu à muito tempo atrás mas a verdade é que um só vive realmente quando recebe amor. Vítor foi abandonado não se sabe quando mas tem marcas de queimaduras e golpes por todo o corpo. Toca, mexe e bóta os olhos em tudo o que está à volta dele…Para mi misto é o que pode chamar de Renascimento. Um ser como ele é pode ser incompleto aos olhos de certas pessoas e de outras ser perfeitamente completo e ter tudo o que necessita. São definições que criamos e fazemos delas parecerem dogmas. Quem define se é completo ou incompleto somos nós mesmos nas nossas cabeças e aquilo que quisermos acreditar é o que vai ser o nosso pensamento dominante. Criemos então um pensamento ambíguo e saibamos ver mais além do que qualquer animal possa ver.


Trouxeram-no para aqui e abrem-lhe os braços para que perceba que há alguém que o quer e que a rua não é lugar para ele nem para ninguém. Não se sabe para já a história dele mas tampoco interessa por agora. Imagino algumas possibilidades que o possam ter levado a estar na rua mas como são tudo pensamentos demasiado negativos e pessimistas prefiro não perder tempo a desenvolver-los. Aos poucos irá aterrando e levará o tempo que for necessário porque ganhar uma criança que estava perdida é por mais vida naquilo que já é vida!!

A minha admiração por estas missioneiras cresce dia após dia. Acolhem sem limites a todos sejam cristãos ou ateus, ricos, pobres, mendigos ou doentes. Parece que nasceram com os braços abertos e assim continuarão para sempre!!


A minha estadia aqui tem-me ajudado de facto a que continue a viver intensamente este ano fora de casa, a pesar de já se aproximar do fim. A proximidade com o mar, as crianças novas que diariamente chegam a esta casa seja por inexistência ou ausência de país, problemas de marginalidade ou até de protecção em certos casos. Um movimento constante de todos os que cá vivem. O despertar é demanhazinha que se faz e antes de as aulas começarem tudo ordena quartos e casas de banho. Depois de as aulas terminarem voltam a ter tarefas de limpeza de casa onde vivem e outras vezes trabalhos mais pesados ou de manutenção.
Estou mais entusiasmado que nunca com o novo trabalho de treinar os miúdos para o campeonato de basket que se vai realizar em Junho. Jim (voluntário americano pela terceira vez aqui), que é a minha grande companhia e irmão meu aqui dentro, e eu começámos a fazer treinos diários bem planificados aos miúdos mais velhos de 15 aos 18 anos. Nunca em toda a história deste Colégio conseguiram trazer este troféu. Este ano com Jim e comigo cheios de força e disponibilidade, vamos aproveitar o que sabemos de basket para lhes passar tudo e fazer com que esse troféu chegue ao espaço vazio que há na estante. Força, físico e ganas não lhes faltam só mesmo faltava quem os ajudasse a direccionar essas qualidades que já têm. O futebol é o desporto que mais praticam e com que vibram mais mas ninguém gosta de perder, muito menos nesta idade, nem que fosse bádminton. Só lamentamos já não estarmos cá para o campeonato que começa dia 5 de Junho mas até lá vamos fazer deles melhores jogadores de Basket que alguma vez puderam imaginar. Nenhum tem apelido Jordan…por enquanto!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Que maravilla todo lo que estas viviendo. Cada dia te admiro más.
Hace mucho no leía tu blog, y la verdad cuando lo leo se me pone la piel de gallina.

Cada persona que te conoce tiene mucha suerte.

Besos
Se te extraña
Naty

Anônimo disse...

Fakiko...quando voltas miudo???
cm vai o menino mudo de 5 anos???
beijooo

Anônimo disse...

Che-Fakiko, a experiência é de sonho e tudo o que com ela ficarás para sempre! Mas o blog faz com que ela chegue a nós e torna tudo ainda mais espectacular e duradouro!
p.s. "cada persona que te conoce tiene mucha suerte"...

Anônimo disse...

Que orgulho de te conhecer tão bem!
Mts Bjs
Pancrácia

Mariya disse...

Que pena que no hablo portugues a leer tu blog mejor. :) Ojala que estes muy bien. Que Jesus y Maria te cuidan. -mariya

Francisco Vasconcelos disse...

nao sei quem escreveu o 2comentario mas chego dia 21 de junho a lisboa..que lastima..

Anônimo disse...

Belo blogue parabens!
vou passando para ler.

www.superdocious.blogspot.com