sexta-feira, 14 de março de 2008

EL MACHU


Saída da Isla del Sol, chegada a Copacabana e daí tomar o bus que me levaria até Cusco. Viagens de bus tem sido sempre largas mas ao mesmo tempo diferentes. Umas com TV outras sem, umas com pessoas a dormir no chão outras com animais nos corredores. E esta com todo o tipo de vendedores a entrar a cada vez que o bus parava para largar pessoas. Invasão total dos feirantes a vender de tudo...tive a oportunidade de ver a vendedora de peixe frito com batatas, chá em bolsas de plástico parecia vender peixes de aquário, tapetes, bolachas, etc. Para todos os consumidores, criatividade não lhes falta!! Ainda estou para ver quando é que me vai aparecer o vendedor de móveis...

Uma vez no Peru, o país e as pessoas mudam de figura. Esperava que fosse parecido mas é totalmente diferente da Bolívia. Aqui nota-se já um país desenvolvido, turistas, muitos turistas e um país que acompanha de perto este numero que cresce diariamente. Vendem bem o Peru, é verdade que sim. E estando cá é (quase) uma obrigação ir a Machu Picchu. Vendem este lugar tão bem que um quase não tem coragem de não ir. As expectativas eram já grandes antes de entrar no país e quando aí se chega estas multiplicam-se. Ouvia pessoas dizerem-me que tinham pago 400 dólares por 3dias num tour que terminava, pois, nas ruínas. Outros pagavam outro numero exagerado de dólares por outro caminho. Optei então por buscar o mais económico e ir por minha conta. Autocarro de 7horas até Sta. Maria chegando ás 3h da manha. Daí esperei 2horas no meio do desértico lugar e escuridão da noite praticando o meu Kenacho (tipo flauta). Veio o outro bus, mais 2horas de viagem até Sta. Teresa e daí para a frente não houve mais santas, apenas uma hidroeléctrica a 30minutos. Daí parte um comboio que custa como 30 dólares para um troco de 30 minutos de viagem.

Olhei-o de lado, apertei os atacadores...e disse adeus ao comboio!! Fui caminhando pela linha aproveitando para desbravar o lado selvagem e incrivel desta paisagem sacando bananas amarelas a todo o rato. Sentia-me no meio da selva. E se já andava com cuidado mais ainda ao ver uma placa com as inscricoes "Gerardo 19-01-08" e uma cruz ao lado...aí redobrei as atencoes e multipliquei os olhos. Em 2horas cheguei a Aguas Calientes onde eles quase que gozam com a linha de comboio tal é o desprezo com que se movimentam ali em cima como se de um pedaco de terreno normal se tratasse..so faltava terem que levantar as casas para deixar o comboio passar.. Autentico filme!!

Comprado que está o bilhete para entrar em Machu Picchu continuo a optar por caminhar e confiar nas minhas longas pernas. Os buses cheios de turistas vão passando por mim, estão sempre a sair. Mas não me importo, escadas e mais escadas e em 1hora (custou mas foi...) ponho-me nas ruínas.
Parecia que o metro era já ali!! Creio que nesse dia devia-se estar bem era na China....porque estava todos em Machu Picchu, juro por tudo!!

Aconteceu o que eu já esperava, as expectativas criadas são altas de mais e ou era melhor que a Lua ou então sairia de lá com a sensação de saber a pouco. E assim foi... Claro que é lindo, toda a paisagem e vista que de ali se tem e mais ainda por se saber que os Incas ali viveram e construíram a sua capital no topo da montanha...que loucos! É maravilhoso mas...as expectativas criadas são, a meu ver, altas de mais para o que depois se vê. E como se não bastasse há ali mais turistas que em todo o mundo. Deu-me realmente pena ver um homem com cartaz na mão a dizer "casa comigo" e a não conseguir encontrar um espaço livre para que a camera o apanhasse...

Mais impressão me deu ao ver chegar uma senhora peruana que parecia viver ali ao lado e olhava com cara de espanto para tudo. Por ela passavam americanos e chinos parecendo tratar do lugar deles e a pobre senhora, timidamente caminhava como se entrasse no país deles.
O regresso das ruínas fez-se da mesma maneira mas desta vez com a companhia de 2 ingleses...e que bom que é voltar a discutir futebol! Terminámos o dia a tomar banho nas águas termais de Sta. Teresa, com chuva e noite a fazerem-nos companhia...peeeeerfeito!!

Antes de terminar por completo o dia e na volta das águas termais, em táxi-minibus, tive uma discussão mais acesa com o motorista. O turismo é bom mas em demasia come-lhes a cabeça. A vantagem de em neste momento já não ter qualquer problema em comunicar em espanhol permite-me ser menos gringo. Queriam-nos (aos ingleses e a mim) cobrar 3 vezes mais do que aos peruanos pela simples razão de sermos estrangeiros. Não lhes chamei nomes..mas pensei neles e fiz-lhes entender que o espaço que ocupávamos era exactamente igual ao das pessoas locais. Tentava-se ganhar razão dizendo que eles dali trabalhavam na padaria, no hostal e na terra...e depois de muito pelear, consegui!! Haja justiça :D

3 comentários:

Anônimo disse...

Francisco!!!
Não sabia da existência do teu blog mas logo que recebi o teu e-mail vim ver. Escusado será dizer que passei as últimas horas agarrada ao computador a ler e a tentar "beber" um bocadinho de tudo o que tens vivido.
Invejo a tua coragem, vontade e tudo o que tens vivido.
Podes ter a certeza que, a partir de agora, tens aqui um seguidora fiel da tua viagem.
Se precisares de alguma coisa (que entre em contacto com alguém, faça recolha de algumas coisas por cá para enviar para aí, etc) não hesites!
Um grande beijinho.
Luísa

Ameixa disse...

hey...amazing...I like your picture they tell a story, I don´t need to know portugese...:o)

Anônimo disse...

Mas ca gandá ano que tás ter! Sim, morremos todos de saudades, mas podes ficar aí até quiseres mesmo voltar à praia s.pedro para pagar a pizza!