segunda-feira, 3 de março de 2008

MARKETING EM BOLIVIANO


Que a Bolívia é um país diferente, já o sei. Que conserva muitas tradições, também o sei. O que não sabia era que num país que vive em permanente feira ou mercado vendesse tão mal ou de forma tão estranha.
Aprendi eu as várias orientações do marketing que foi evoluindo com o passar dos anos e que hoje em dia o consumidor esta em primeiríssimo lugar. Mas aqui tudo é diferente…orientam-se para o consumidor, é verdade, mas o “consumidor desesperado”, aquele que tem uma necessidade extrema e desesperada de conseguir um produto especial. Caso contrário é fácil perder a paciência e ir dar outra volta.
Já tinha passado por La Paz e reparado que os feirantes estão relaxados e não se esforçam tanto por vender como parece. Afinal de contas aquilo é a profissão e o lugar de trabalho deles no mercado…

Passou-me agora em Copacabana que queria comprar pão a a senhora exemplificava-me com as mãos o formato e aspecto do pão que tinha. Depois de muito se recusar a mostrar-me o pão para eu ver se era o que gostava ou não…saí e fui comprar bolachas!! Mais tarde mas no mesmo dia, a buscar hostal para passar a noite passou-me o mesmo:
“Hola Señor, permisso, tiene habitación para una persona?”
“Si, si…20Bolivianos”
“Puedo ver la habitación?”
“No, le digo que está buena. No tengo tiempo para mostrar (ao mesmo tempo que falava comigo fazia uma paciencia de cartas ao balcao)”
“Buenas noches y suerte para su negócio”

E assim foi, sem paciência para clientes, a verdade é que são eles os donos mas sem nós, consumidores, não se safam!! Ao compartir esta estória com uma das responsáveis da ONG diz-me ela que lhe passou em La Paz parecida situação numa das muitas feiras que enchem a cidade diariamente. Viu uma senhora vender fruta, acercou-se dela, adorou as laranjas que viu e perguntou-lhe quanto valia. Ao saber o preço disse-lhe que queria levar todas. Responde-lhe a feirante “Não vendo. Então se as vendo todas a si depois o que é que faço? Este é o meu trabalho. Fico sem nada para fazer, é?!”

Tudo o que estudei de técnicas de marketing para que se venda mais ou se possa ter sucesso num negocio, parece que aqui fazem ao contrario. Quizá os livros de estudo vem com defeito…ou então é alguma técnica que ainda vai revolucionar a Europa mas…não creio. E espero realmente que não!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Xiquito tens que fazer uma barraquinha de aulas de marketing ;)

A senhora q n ueria vender tudo teve mta piada :p surreal!

Adorei a história da mãe e das gémeas..mto bonita e elas tb o parecem ser!!!

Tou neste momento na By, no 3º dia. Tá a correr bem. Ainda a reconhcer o terreno e com uns trabalhinhos próprios de recem-chegados :p

Continua honey ;)

Beijoooo