domingo, 6 de abril de 2008

5a MARAVILHA DO (MEU) MUNDO: AMAZONIA ECUATORIANA


Impossível ficar indiferente…
Passam por mim varias pessoas com uma tshirt que diz “yo si, soy Amazónico”, sentem orgulho, vestem a camisola e não é difícil perceber porquê!!

São as pessoas daqui uma das principias razoes que me levam a considerar este lugar como maravilhoso. Amáveis em toda a parte e nota-se que estão ainda em estado puro, autentico sem serem afectados pela ganancia do turismo. O lugar já é lindo é verdade mas estas pessoas fazem dele um lugar maravilhoso!!
Agora imaginem um lugar paradisíaco como esta Amazónia e pessoas do mais hospitaleiro que pode haver. Fruta por toda a parte, basta dar umas pauladas na árvore e caem mil frutos deliciosos que nunca tinha visto em toda a minha vida. Caminha-se um bocado mais para dentro e dão-nos a provar de tudo um pouco desde a típica bebida “chicha” - feita de yuca (planta) que se raspa e se aplasta com um pouco de agua e o resultado é uma espécie de leite mas que alimenta e enche ainda mais – até aos típicos sumos de fruta rara como el zapallo ou el caimito.

Natureza em bruto, zonas de selva virgem com animais de nos fazerem subir á lua como a anaconda, jibóia ou alguns tigrecitos mas que ao mesmo tempo demonstra-nos uma total liberdade tanto dos animais como das pessoas que vivem bem com eles por perto.
E como estamos cá a trabalhar tivemos o privilégio de fazer uma espécie de tour pelas várias comunidades da parroquia de Madre Tierra conhecendo assim as artesanais e mais que tudo a maneira artesanal como vivem…felizes claro!!
Cozinham a lenha e utilizam tudo o que lhes é dado pela natureza como frutas, madeiras e plantas que servem para construir cabanas, cozinhar e ainda algumas das plantas tem utilidade medicinal. Do mesmo modo não desperdiçam um animal que seja…
Aproveita o que tens e encontrarás o que te faz falta…asi es!!

Nenhum comentário: