segunda-feira, 14 de abril de 2008

NO WOMAN NO CRY

Neste lugar em que tudo me parece maravilhoso tem também gente que sofre e gente que faz sofrer. As mulheres são o maior exemplo de alguma dureza de vida que se sente deste lado.
A começar pelos casamentos que se dão ainda em idade teenager ou por estarem já gravidas ou porque o namorado quer ter a certeza de que fica come la ou até por imposicäo dos pais que lhes garantem que encontraram o marido ideal para a filha e assim se casam. Isto passou-se com todas as 8 irmãs da Elvia (Madre Tierra) menos com ela que, para fugir a essa pressão e dureza dos pais, se foi ainda em idade prematura viver com os padrinhos. Uma destas suas irmãs casou-se aos 12 anos unicamente por imposição dos pais, conheceu o homem com que se ia casar dias antes do casamento.
Custa ver isto e mais ainda ver uma miúda de 11anos á espera do bebé. Pode-se dizer que aqui um casamento aos 15 ou 16 anos é o mais normal e assim não é difícil perceber que…daqui não levo nada!!

Não Quero com isto dizer que anos mais tarde se separem, é muito raro isso acontecer a pesar de muitas vezes saberem que não estão sós nesta relação e que há mais mulheres ao mesmo tempo, para alem delas. Preferem resguardar os filos e família e tentar lutar para que o marido fique só com uma. Isto tem um ponto muito contrastante e outro muito próximo com aquilo que vemos nos dias de hoje em que casais se separam por tudo e por nada pondo de lado a unidade da família e o ponto de coincidência é o facto de casarem sem saberem muito bem o que estão a fazer, casam-se porque sim!!
Em conversa com a minha vizinha Mónica, convidou-me a comer frango com batatas e sumo de avena, falava-me do coração, da luta que foi para que o marido deixasse as outras que tinha e ficasse só com ela e que a respeitasse mais. Fica a cuidar da casa como a maioria das mulheres e tem duas crianças lindas: Ismael e Jefferson. Este ultimo não é dela, estava perdido depois de uma aventura do marido com outra mulher. Esta situação é muito comum por estes lados da Amazónia e faz com que haja muitos miúdos abandonados por todas as partes. Os maridos por cada sitio por onde passam deixam filos e não querem saber deles. Era o que ia passar com Jefferson se Mónica não aceitasse cuidar dele. Apesar da dureza e indiferença do marido, levou á frente tudo e cuida do “filho-aventura” dele.
Tudo isto me custa ainda mais a aceitar por serem mulheres lindas, cheias de raça e muito dedicadas em tudo o que fazem…com maridos, quase todos, verdadeiros machistas. Dá-me vontade de as levar para o meu país e apresentar-las aos amigos que aí tenho e em quem confio a minha vida.

Ainda em casa da vizinha contava-me da luta e pânico que se está a viver mais adentro da selva amazónica principalmente nas comunidades “shuar”. Indígenas amigos de gringos buscam mulheres indígenas para lhes cortar a cabeça e sacar alguns orgäos vendendo de imediato por uma quantia exorbitante a imbecis gringos, velhos e sem saber o que fazer ao dinheiro. Dizem que as cabeças indígenas estão repletas de inteligência. Poderia pensar que tudo isto eram apenas histórias e legendas que se contavam se a vizinha não me tivesse dito de pronto que a cunhada dela de 19 anos tinha morrido 3 meses trás dessa maneira. Sinistros todos os relatos que me contaram incluindo gente que fugia desesperada desses homens em plena selva amazónica. Mulheres lindas, puras e inofensivas…não tem a culpa de terem nascido assim. Se eu fosse a levar alguma coisa, levaria a mulher no seu todo e punha-a num altar!!

O mais intrigante é pensar para que querem os indígenas tanta plata, que fazem eles com ela? Vão comprar mais madeira, necessitam de um jacto privado?! É como dar um Ferrari de verdade a um bebé…o que fará com ele? Provavelmente aproveita-o como penico e faz chi-chi dentro. Podem ir destruindo vidas mas a cabeça deles é a que fica mais comida de todas…pelo dinheiro! Será que a vida de uma Pessoa tem valor monetário…estou seguro de que não, independentemente seja ela boa ou má pessoa.

Sou a favor da valorização da mulher como ser humano que é. Pela beleza que tantas alegrias nos dá, pela inteligência e companhia que nos faz ver mais, te ruma abertura mais ampla. Quem, como estes homens-animais, preserva o individualismo torna-se especial por dentro e comum por fora. Gostava de me sentar com uns deles e passar uma tarde a rir, contar anedotas e a fazer caretas…Todos os homens tem coração o que acontece é que uns estão menos habituados a utilizar-lo…há que estimular!!

3 comentários:

leo disse...

Francisco!
Que bom ir tendo notícias tuas, que bom ver o bem que te estás a sair e como estás feliz!
Vai escrevendo as tuas aventuras, que eu no meu trabalho vou aproveitando para ter uns momentos mais lúdicos e ir viajando pelas tuas crónicas!

Beijinhos, leonor sb

Anônimo disse...

sorry if I my question is bothering. Do you have a questionaire about Amazone turism which needs some guys to fill in?
Penny Pon sent your blog to me and asked me if I can help. But I found that I caouldn't find out where's the questinaire.I am in the dark...please let me know where's the questionaire coz I can only read in english and french, thank you.

Francisco Vasconcelos disse...

aimertoujours, send me your email and i will forward the questionaire again. thanks a lot for your help.
franciscovasconcelos@hotmail.com