quinta-feira, 10 de abril de 2008

Nem tudo é banana!!


Descanso é o trabalho que se faz sem qualquer imposição e é por isso que me sinto verdadeiramente tranquilo com aquilo que aqui tenho feito, porque me encanta.
A semana passa muito rápido com as aulas de teatro e inglês da parte da tarde e trabalhar para desenvolver o turismo comunitário, maioritariamente na parte da manhã, mas é já um trabalho sem hora fixa. Ao fim da tarde tento não deixar escapar um jogo de basket, futebol ou mesmo ecuavoley, a ideia é mesmo transpirar um pouco que seja e ir para a ducha gelada com menos medo da água…
O ecuavoley é uma modalidade de cá muito parecida com o voley normal, quem vê pensa que é apenas um jogo de voley mas mal jogado cheio de faltas. A diferença é que a rede é mais estreita e parece-me mais alta, joga-se com uma bola de futebol e tudo o que no voley normal se chama transporte aqui é valido…assim fui percebendo quando ao principio jogava com cuidado para não fazer faltas e passar bem a bola e eles o faziam de qualquer maneira …e me gozavam!! Agora já me posso considerar um jogador de ecuavoley!!

As aulas de teatro estão a ir muito bem e a experiência vai crescendo á medida que os vejo a esforçarem-se por se soltarem e deixarem-se de mariquices e vergonhas que tão normal é ao principio. A competitividade bem canalizada faz deles uma turma cheia de talento. As aulas de apoio de inglês são um pouco mais difíceis porque o nível deles é muito variado tal como as idades, vai desde pessoas que tem já muito vocabulário ate aos que nem soletrar um “I am” conseguem. Com alguma dificuldade mas com muita vontade tento adoptar alguns jugos ao inglês para que chegue a todos e lhes seja assim fácil aprender e absorver palavras e frase úteis. Consciente das minhas limitacöes mas ao mesmo tempo sei que como ser social não estamos sós neste mundo e pedir ajuda a quem sabe é legitimo e só pode trazer vantagens e mais solucöes…Os alunos que tenho comigo são de diferentes idades níveis familiares mas todos amazónicos, dos que brincam com todo o tipo de bichos em cada recreio que tem…só não sei se os comem a seguir!!

Aos poucos vou conhecendo esta realidade amazónica. Tive a sorte de poder conhecer algumas comunidades mais a dentro em algumas visitas de “trabalho” que fizemos para nos dar bases de informacöes que precisamos para desenvolver um plano de turismo. Entramos com um plano de marketing para nos ajudar a perceber as necessidades e por donde deve incidir esta opção de turismo comunitário. Este documento vai servir ao mesmo tempo para que comecemos a fazer pedidos de fundos monetários para assim poder implementar as propostas de turismo que vai passar seguramente por um circuito turístico pelas diferentes comunidades de Madre Tierra aproveitando o que de melhor há em cada uma. As pessoas que aí vivem não tem grandes fontes de rendimento e isto vai assim ajudar-los a tapar algumas dificuldades que tem, são verdadeiros McGuyvers da selva aproveitando tudo o que a mãe natureza lhes dá, comem de tudo. Nesta parte de comer devem ter algumas regras mas para quem, como eu, não as conhece vê-os como loucos!!

E num destes dias fui á feira semanal que aqui há na cidade de Puyo (10min. de bus) onde se juntam todas as pessoas das diferentes comunidades e com tudo o que tem para vender como ovelhas, coelhos, galinhas, roupa usada, fruta aos magotes, canas de acucar, panelas e muito muito mais…Enfim, de tudo um pouco mas o mais raro aconteceu quando vi a vendedora de lagartas (parecem de pinheiro) a que eles chamam buzanos. Aí estavam elas vivinhas e moviam-se como lagartas que são em cima de alguma palha que a senhorita tinha num balde. Não entendi que sentido tinha aquilo para ser vendido porque se eu tivesse uma a subir-me pelas calcas dava-lhe um chuto para que se vá para longe…Diz-me então a senhora que se comem e por isso as vende. Não me acreditei e ela para o demonstrar…toca de escolher a melhor (para mim eras todas igualmente feias) e zuuuuca…mete-a na boca cortando com os dentes da frente a cabeça, come-a tranquilamente como se de um chocolate se tratasse. Vale absolutamente tudo!! Ainda não a provei mas vou querer antes de sair de cá. Quanto ás formigas gigantes produzidas durante todo o ano em espécie de cativeiro, para crescerem, para depois em Dezembro as comerem fritas…que pena, já não vou estar cá para provar!!

A minha alimentacäo aqui é de facto variada e muito rica e o mais divertido é que aprendi que nem tudo é banana!! Aquilo a que eu via em forma de banana nem sempre o é…chama-se também Plátano e este divide-se em Verde e Maduro e cozinha-se para se comer. Como-o quase a todas as refeicöes como acompanhamento. Frita-se um pouquito, sal e está pronto!! Isto e os sumos de fruta são tão constantes no meu dia-a-dia como sol e chuva neste lugar onde os caixotes de lixo levam tempo para ficarem cheios…todo se come e aproveita!!

Nenhum comentário: