quinta-feira, 17 de abril de 2008

Vai Mera...

Aí está, Mera ao rubro!! Para se entender melhor que papel ocupa este lugar, temos:
Provincia – Cidade – Canton – Parroquia
Pastaza é a província, uma das cidades é Puyo dentro desta existe Mera que é um dos Cantones e Shell que é uma das muitas paroquias que pertence a este Canton.
São as festas de Mera (10min da Shell de bus) com desfiles, concertos, eleição da Rainha, jugos autóctones e muitos vendedores ambulantes de fruta…
Já fui a muitas festas em diferentes terras de Portugal mas nunca assim. Que dedicação e que interesse de toda a populacho de olhos postos nestas celebraçoes.
A abertura foi feita com um desfile de diferentes grupos apresentando coreografias e trajes muito próprios. Foram desde alunos das escolinhas, militares passando ainda pelo grupo de damas de Mera…mais pareciam jogadoras de cartas.


A eleição da rainha de Mera foi um dos momentos mais esperados, por mim e por todos!! Ver desfilarem em trajes finos e em trajes selvagens próprios da Amazónia…admiro-as pela coragem e audácia de se porem assim de frente de todos e deixarem-se ser observadas e avaliadas pelos demais. O apresentador, esse grande senhor, falava tão forte e com tanta firmeza que mais parecia um candidato ao lugar de Perfecto do canton. Por momentos pensei estar numa festa de campanha dum qualquer partido politico. Escutar para acreditar!!



Outro dos pontos altos destas festas foram os jogos autóctones dirigido pela minha amiga Elvia e outros tantos de sua família de Madre Tierra. Subir e descer uma árvore totalmente besuntada de óleo, aguentar o máximo tempo debaixo de água no rio (supus que se algum tivesse a sorte de ser comido por uma anaconda já ganhava porque seguro que não voltaria tão cedo á tona de água) e beber um pote com chicha o mais rápido possível. E como “pancho entra, não sabe inventa” aí fui eu a jogar esse de tomar chicha. É uma bebida quase da mesma cor que o leite feita a partir de yuca (planta) raspada e aplastada (tradicionalmente esta parte é feita dentro da boca de quem a prepara). É muito alimentício, bem mais que o leite…e por isso enche a panca!! Quando chegou a minha vez, depois de um nativo ter feito 15 segundo (para mim foi magia) deram-me o pote, olhei e senti que tinha nas mãos uma banheira e que tinha que beber tudo aquilo sozinho e sem parar…Ganhei o carinho das pessoas e uma aproximação maior delas. O prémio final, esse claro, foi para o loco dos 15 segundos!!



Um comentário:

Bruna disse...

se nascesses isto nao teria piada nenhuma!

é bom ir vendo o que fazes por esse continente fora!

és indubitavelmente o maior!