quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

cheee, ta re copado!

Chegou a 6ª feira, os alunos voltam a seguir para seus alojamentos e Anja y eu de mochila para visitar o Parque Nacional Lanin, o que faltava ver desta cordilheira. É o que esta mais perto de onde estou, fica a 50km e é muito conhecido pelo vulcão que tem chamado Lanin (inactivo desde 1984) e pelos lagos Huechulafquen y Paimun…e só por isto já vale a pena!!

Mas para lá chegar tivemos que esperar na estrada por quem nos levasse. E assim foi, no meio de uma recta gigante ladeada de montanhas, que é onde estou a viver, vem um carro velho velho e que andava tão devagar que eu achava que nem estava a andar, lá dentro um casal mapuche, que devia ter a mesma idade que o carro (começo a achar que aqui idade da Pessoa = idade do auto que tem), chama-nos a entrar para nos dar boleia que precisávamos até ao inicio do Parque.
Gente mais humilde não há, ainda pensei que que se por acaso dessem boleia a um ladrão esse ficava aborrecido e ia-se embora porque não tinha nada que roubar ali. Radio com uma coluna de computador presa e posta no tablier passava musica folclore parecia vinda debaixo da terra. Pó por todos os lados do carro, creio que havia mais dentro que fora e a senhorita só dizia “se quiserem abram mais a janela…mas eu à senhora quase nem a via. Uma pequena odisseia mas chegámos bem, o carro esse teve que lavar revisão quando descemos no Parque.

Da entrada fomos andando até que outro carro dum trabalhador de lá nos levou 10km mais a frente (o parque todo tem uns 30km +-) e depois outro nos levou até a fronteira do Lago Huchualafquen com Paimun onde nos quedamos a primeira noite. Foi o melhor parque que visitei. A vista de qualquer ponto para o vulcão que esta cheio de neve o ano inteiro e os lagos são qualquer coisa maravilhosa. Estica-se a tenda em zona de camping agreste junto a um casal holandês e norueguês e seguimos pela noite fora a fazer jogo de perguntas de frente para a fogueira que se fez…

Dia seguinte saímos de lá e continuo o trilho até outro camping (organizado) onde mete os pescadores finos de 4x4 e grandes barcos de pesca com tendas hi-tec. Desfrutei a espécie de praia que tinha com areia vulcânica quente que estava…deu para mergulhar no lago Paimun mas há que sair logo porque a agua ta gelada.
Cascatas, vacas, vistas brutais, obleas, passaros e acordo domingo com chuva a cair na tenda…apercebi-me que não estava tão habituado ao clima da cordilheira, que é raro ter bom tempo dias seguidos, no inverno chega a chover 1mês seguido..tranquilo!!
Com algum jeito e muito de sorte arranjei uma boleia de um dos pescadores que saía de lá e assim nos trouxe ate à quinta de san Ignacio.

Amanha começa de novo a semana de escola e já só faltam duas semanas para o Natal. Não faço ideia onde vou passar mas estou tranquilo porque sozinho não fico, alguém vai ter que levar comigo. Decidido que o passo aqui na Patagónia. Não vai ser difícil sentir-me em casa porque me tratam como se fosse mano.
E roda o mate…

7 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico, Francisco.
Tão fantástico que chega a fazer inveja; uma inveja saudável, entenda-se, mas inveja!
Força.
Bei juzzz
Cristina

Anônimo disse...

Franciscooooooo!!!!!

o teu blog não se lê..saboreia-se!
e o rol de sentimentos que me invade, ao ir acompanhando este teu tempo, é infindável!
que bom estares onde queres e onde és querido!!

estamos juntos!

muitos beijinhos

Marta Alvim

Anônimo disse...

such a nice cap....;o)
yesss, I try to understand...it's not difficult, because I know ;o)....you are very busy with writing your blog, keep it up!

Unknown disse...

Coisa linda,

Está cada vez melhor, aposto que já falas com "aciento" pelo menos escrever o que é uma maravilha. Foi bom teres mandado uma fotografia tua. Estás luzidio. Mutio bom. Luzidio nos dois sentidos. Irradias alegria e um ou outro quilinho a mais. o pessoal tem saudades!!!!!
Continua em grande
Um abraço forte
leonor

maria disse...

Francisco, vim aqui especialmente desejar um Santo Natal e agradecer muito o postal!!! Gostei muito de te encontrar com uma cara tao contente e com descrições tao espectaculares da viajem!
Continuação de boa estadia!
Grande abraço
Maria

Anônimo disse...

Franciiiis! As manas e a Promo agradecem o postal, que surpresa boa :)
Já vi que estás no teu melhor, e continuo a acompanhar-te através deste blog maravilhoso.
Bjo enorme Ritinha

Anônimo disse...

Cada vez gosto mais das tuas descrições, agora com palavras espanholadas.

Fico com inveja é dos postais para todos, menos para a Pancrácia.

Muitos beijinhos e BOM ANO