domingo, 30 de dezembro de 2007

Olá Junin!!!!...Adeus Junin!!!!



Em Junin fiquei 3dias, desta vez, a viver no centro em casa dum professor que não estava e quem cuidava era um aluno da escola, Daniel (por acaso também de Naupa Huén). Tempo de dar mais valor ao que vivi e de fecho de uma etapa tão boa que foi este projecto.
Deixo cá alguns bons amigos que fiz, gente com valor humanitário muito grande mas com pouco poder monetário e por isso tem ate que trabalhar nas ferias de Verão a cuidar de casas ou de jardins e hortas para poderem ter algum dinheiro e assim beberem uma cerveja mais ou comprarem a sapatilha que andaram a namorar os últimos anos.
Surpreendeu-me ao explicar que a vontade de continuar a estudar depois deste ano, seguir para a Universidade de Córdoba vai ser possível graças a acordos que a Fundação Cruzada Patagónica tem com gente que se disponibiliza a pagar as mentalidades de um estudante. Quando assim não é há também a possibilidade de entrar numa cadeia que existe de pessoas que pagam a outras e quando estas terminam pagam a outros que precisam e assim sucessivamente, dando possibilidade a todos de estudar. Oxalá fossem todos assim, parece fácil e resultar!!

Saio hoje para o Chile e agradeço a todos os que passaram aqui por mim e me fizeram enriquecer tanto com um trabalho e uma visão tão diferente daquilo que estava habituado. Uma visão viva da patagónia que tem pessoas e que sabem dar valor à cultura mapuche e a tudo o que têm.
O fim de ano não sei onde vou passar mas não é coisa que seja muito importante, afinal é a mudança de dia somente. Nada mais que isso, não é preciso enlouquecer mas sim talvez aproveitar para pensar que devemos festejar todos os dias e viver realmente de forma vivida e sem nos acostar-mos. Arriiiiiiiiiiiiba!!

8 comentários:

Anônimo disse...

Bom ano, Francisco. Sê-lo-á, com certeza, pois quem sente as coisas que vê assim, dessa maneira, consegue aproveitar o melhor das coisas, o melhor da vida. Parabéns, pois não é fácil: é um dom só concedido a alguns.
Beijinhos. Cristina

Mistral disse...

Francisco!Só hoje pus os pés dentro desta tua motocicleta pela américa latina, qual "Poderosa" do che. Conheço a patagónia, punta arenas, atacama, chile, usuhaia, la quiaca, pelos livros do sepúlveda e, depois dos teus relatos e dos dele,trepo uma a uma as paredes de minha casa com vontade de visitar isso!Vê lá se depois me arranjas umas "connections" pra eu me orientar:)BJS da joana que achas que é luísa.

Anônimo disse...

es doido varrido miudo!!!

Anônimo disse...

Fakikito, já estou super atualizada no teu blog...muito bom!!! Só penso que devia estar aí. Espero ainda ter a oportunidade,a vontade e a coragem para o fazer...nem sempre é facil!
Beijo muito grd
Saudades
Xica

stocker disse...

bem francisco, eu n t conheço e ja nem me lembro como cheguei ao teu blog, mas és realmente uma pessoa invulgar neste século XXI. És um exemplo para muita gente e para o mundo. Muitos parabéns e um abraço. André Ferreira

Unknown disse...

Coisa linda,

Que maravilha...
Continuo a acompanhar-te através do blog e do pensamento(menos da forma que mais me encantaria... ao vivo e a cores).
Venho aqui para me inspirar e para te dar força se precisares nalgum momento.
Continua a aproveitar tão bem como tens feito até agora cada momento.
Um abraço com saudades.
p.s-cada vez gosto mais do sotaque:)
leonorabreu

Anônimo disse...

Amigo Francisco, espero que esteja tudo bem contigo e que a tua aventura esteja a correr lindamente.
Diverte-te ai.
Abraço

Isabel disse...

Francisco explica la melhor esse esquema de pagamento de propinas alheias e onde funciona. Parece um bom modelo para expandir para outros casos