sexta-feira, 9 de novembro de 2007

1ª MARAVILHA DO (MEU) MUNDO: Cabo Polónio



Chegámos até onde podíamos e aí ou se caminha 7Km no meio das dunas até se chegar a Cabo Polónio mesmo dito ou se paga uns 3€ para que nos levem. E aí a oferta é variada porque existem varias "empresas" que disponibilizam seja um cavalo, moto4 ou até um camião. Optámos pela terceira hipótese (porque diga-se foi a primeira que vimos!!)
Prego a fundo e lá fomos nós a 10km/h. Começava ou continuava a paisagem maravilhosa de dunas, árvores, pura natureza...e nós e o camião.
Entrámos então pela praia adentro com o camião e começa-se a ver do lado esq. ( o mar está do lado dir.) as primeiras cabanas a que eles chamam "ranchos", feitas de madeira e de outros materiais que o mar vai cuspindo para terra. Continuamos a ser conduzidos até ao final da praia altura em que se entra na povoação em que grande parte são hippies.



E ai estou eu maluco de contente com tudo à minha volta. De um lado mar e do outro...mar. E na povoação não há electricidade nem tão pouco agua potável. Bom de mais!! A paz de lugar que parece às vezes não existir em lado nenhum. A povoação vai tendo cada vez mais "casas" mas continua com muito espaço entre cada uma e continua com um ar de mundo das maravilhas. Faz bem sair do conforto e comodidades que estamos habituados porque afinal de contas...antigamente as pessoas também conseguiam viver e ser felizes.



O problema de viajar acompanhado é que não podemos decidir o que quisermos quando quisermos mais difícil se torna se estamos com alguém que está numa onda diferente. Foi la que me apercebi disso pela primeira vez na minha viagem porque a menina do grupo queria-se meter no único hostel que havia ali. E eu não só não tinha vontade por saber que ia ficar fora de todo o espírito que aquele lugar tem como também não queria romper (já) com uma das minhas supostas regras/objectivos desta viagem - não pagar alojamento.



Fui fazer um jogging pela praia e quando regressava fui matar curiosidade e visitar os ranchos que estão meio perdidos de frente para a praia fora da povoação. No meio deles encontrei o Neno, homem de 50 anos, que se mudou de Montevideo para ali à 17 anos. Contente pelo meu interesse convidou-me a entrar no rancho, construído por ele. Mostrou-me orgulhoso o quarto que fez para ele e para a mulher e ainda um outro onde dorme a filha. Sentámo-nos na sala/cozinha a beber mate e a conversar sobre as nossas vidas enquanto aquecia - a lenha - água para a sua filha tomar banho num chuveiro engenheiramente bem improvisado. E é assim que se sai da cidade para vir "curtir" a tranquilidade e nível de vida de viver na praia o ano todo. Vive da pesca e dos ranchos que de vez em quando constroi para pessoas que lhe pedem. No verão, que vem mais gente, abre uma janela da casa e faz de armazém para venda ao público.


No fim da conversa ofereceu-me para passar a noite um rancho de um amigo a quem tinha construído mas que não estava lá. Nem hesitei 1segundo!



Fui chamar os outros e depois de uma conversa amena mas persuasiva consegui que aceitassem mudar de hostel para rancho. Depois de jantarmos na povoação fomos de lanterna de mineiro pela praia em busca do rancho...até que encontrámos. Tinha um colchão de casal, umas mantas velhas, um ninho de pássaro e respectivo pássaro, uma vela, mosquitos, uns posteres antigos e...muita mística!! Passámos parte da noite a ver o céu do lado de fora de uma ponta a outra (lá é possível) e a beber 'Patricia' (cerveja do Uruguay). Quando nos deitámos os 3 juntinhos na mesma cama tínhamos 3 janelas por onde ver as estrelas e o difícil era mesmo dormir por estar fascinado com o lugar, com as estrelas, com a viagem...enfim, tudo!!





Passado pouco tempo de dormir acordo primeiro com o sol a nascer. Saio do rancho e vou até à praia onde Neno já passava de carroça puxada a cavalo que tinha acabado de levar a sua filha à escola. Deito-me aí mesmo na areia a tmar leite e bolachas. Aproveitámos ainda o sol desse dia, e depois de um beijo no Neno saímos de Cabo Polónio.
No máximo de 2 anos estou de volta aquele lugar, seguro!!

3 comentários:

Unknown disse...

Príncipe do Sul,
Que maravilha de descrições, de sonhos, de corações, de paisagens e construções.
Que bom saber que cresces do outro lado do mundo e que descobres no pormenor que quase tudo é fecundo. Obrigada por partilhares e não desistires. De alguma maneira estamos juntos.
Um abraço apertado.LeonorAbreu

sofia vasconcelos disse...

Um grande beijinho cheiiiiinho de saudades, maninho. Que viagem espectacular que estás a fazer. Isso é lindo.

Anônimo disse...

Francisco!!
El Polonio también es una de las maravillas de mi mundo!
¿Viste lobos marinos ahí?
Y ahí sí tomaste mate y conmigo no! ¿Aprendiste que el mate no hace perder tiempo? que es al revés

Hoy les mostré a María Elena y a Cristian las fotos que mandaste, quedaron fascinados. Después voy a tratar de que te escriban.

Un beso enorme

TOTI (Fernanda de Trampolines)