quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Grandes pés, Grandes ideias!!

Não há melhor despertar que com o sonido dos passarinhos na Janela.
Arranjo-me, saio de casa e já os garotos/as estão na escola a laborar o físico ou o intelecto em salas improvisadas para o efeito depois do incêndio.
Saludo a todos e todos me saludam. Há aqui na escola uma harmonia e cumplicidade muito grande com todos os professores, e pessoas que cá trabalham. Até aulas ao ar livre se dão com mesas e cadeiras debaixo da sombra da árvore, espectáculo!!
E com tarefas variadas vou buscando o meu espaço ou lugar aqui na escola. E é bom aprender com miúdos de 13 ou 14 anos que sabem muito mais que eu, tem mais técnica, é saudável e dá-me gozo aprender com eles. Baixar a cabeça até à altura deles e perguntar sempre que não sei.É gente dotada!!

Hoje fui com uma turma e mais uma professora, que é Eng. Agrónoma, visitar uma comunidade (terreno grande com animais que pertence a uma família, existem algumas casas). Aí chegados fomos construir uma estufa em tamanho grande para a família poder rentabilizar a sua produção.

Fiquei apaixonado pelo que vi hoje, a Patagónia e os patagones que eu sempre imaginava. Paisagem verde enorme com alguns lagos com agua a correr do cume das montanhas e gente indígena trajados a rigor. Chapéu que parece de Zorro, calça preta, colete e laço grande vermelho. Pele completamente vermelha!!


Foi difícil imaginar que no inverno se torna praticamente impossível sair dali que estão no meio da montanha e a 45 de carro de algum lugar mais habitável. A neve espalha-se por toda a montanha e o mundo deles é a própria comunidade (como já estão habituados). E são felizes assim porque é assim que se conhecem!!
Vê-se ovelhas com pelo cortado outras com pelo meio cortado, cães rafeiros e o orgulho da senhorita a oferecer-nos pão caseiro simples no fim do nosso trabalho. Fala-me com sorriso na cara que ali tem tudo o que precisa. Tosquia e ordenha as ovelhas, faz leite pão e todo o tipo de cozinhados provem dos seus animais. O dia, esse começa antes de o sol nascer para passear o rebanho e acaba quando a noite chega. Mas não se pense que estão sempre despertos porque vi-a abrir a boca de sono eram umas 17h, pobrezita...merece descansar!!

Nenhum comentário: