domingo, 11 de novembro de 2007

Tá de mês e meio...

Passado um mes e meio de viagem na America Latina o que posso dizer é que..tou passado, adoro tudo e todos com quem tenho estado. A viagem está a correr melhor do que sonhava. Tudo flui..
Se saí de Portugal com a mochila às costas com alguma coragem/fé e poucos contactos, tudo se multiplicou mais depressa do que poderia imaginar fruto da boa vontade, abraços e beijos que este povo me foi brinando sempre que precisei e que nao precisei.

Olho para trás e vejo que as primeiras 2 semanas em Buenos Aires foram igual importantes para aprender e ambientar-me pacificamente com a latino america. Com amigos portugueses, jogos de bola, fiesta e...abrir o meu diario de bordo para que tudo no Uruguai fosse ainda melhor.

E assim foi! O projecto do Uruaguai foi re importante por ser o primeiro e por ter corrido tudo muito bem. Tinha tudo a ver comigo e assim tudo se torna mais facil desde a integraçao ate ao aproximar mais chegado com algumas pessoas. A ideia é essa mas o dificil foi sair por me sentir tao conectado com eles. E se este foi o primeiro projecto tenho medo de que me aconteça isto em todos...ou entao nao e este foi realmente especial. Logo verei!!

A mochila, essa que veio meia cheia meio vazia esta enchendo a cada passo que dou.
Nao tinha pensado muito nisto antes de vir mas ja tinha escutado e assim acontece..com os abraços, sorrisos, com a despedida que tive ao sair do uruguai com as pessoas que realmente ajudaram a disfrutar e estiveram comigo em curtos ou longos momentos, o projecto dos miudos de rua do Uruguai. Percebo cada vez mais que a viagem e as alegrias que se vao recebendo se fazem de pequenos momentos, pormenores de pessoas e isso dá-me a força necessaria para o dia-a-dia (..há que estar de "olhos" abertos). Há aqui pormenores muito pequenos mesmo que nem sempre se podem contar por irem directamente guardados para a memoria do coraçao mas que eu sei!! Pelo meio houve tempo ainda para parriladas en casa de locais, peça de teatro sobre "planchas" (miudos de rua...óbiamente) e jogo River Plate - Defensores em pleno estadio centenario onde se realizou o primeiro jogo do primeiro campeonato do mundo de futebol.

Andava meio loco a querer à força um livro en castellano até que...me regalaram quando ia a sair do uruguai. A Rosa, pessoa muito importante nesta fase que me ajudava com ideias sobre projectos e tinha maneiras de ver parecidas, trabalhava na ONG - El Abrojo deu-me "O livro dos abrazos" de E. Galeano e Noel (já era amiga do Bernardo) que tem um coraçao gigante e que nao se importa de o compartir, dá gosto vê-la, e assim ofereceu-me "El Principito"....o mesmo fundo mas agora en castellano!!

Estou agora en Buenos Aires onde fico mais uma noite e depois sigo a descobrir o sul da argentina, o famoso lugar do pé grande!!
Nos vemos...

2 comentários:

Anônimo disse...

que bom saber notícias!!!
muitos beijinhos
marta alvim

Anônimo disse...

Hola Francisco!
Qué bueno tu viaje...
No te apures por leer el libro, todo se da en el momento justo...te lembra isso...
Me imagino que tu mochila ta dewsbordando.
Seguí con los ojos y el corazón muy abietos, a dar y recibir...Abrazos entre otras cosas
Un abrazo y beso grande
ROsa