quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Punta 'dolar' Este



Depois de me ter despedido de todos os do projecto de Las Piedras aproveitei estar no Uruguai e fui com o Bernardo A. e a Natalia (uruguaya) até Punta del Este que muitos consideram o orgulho do país. Chegando lá...só via prédios à frente e praia (claro!). Pensava eu para mim mesmo "cheguei ao Algarve mais vulgar!...depois de tanta gente ter falado achei que ia ser muito turístico mas nunca assim de feio". A verdade é que não era só aquilo P. de Leste. Continuamos e fomos dar a umas praias melhores com menos pessoas, menos movimento, casas com gosto e espaçadas entre si. A verdade é que tudo no verão vai para lá e a moeda em circulação é o dólar e não o peso uruguayo. Os preços são aumentados e vive-se como que em um país diferente. É uma realidade completamente diferente daquela que é vista na grande parte da América latina. Não há carros antigos, não há cartoneros, não há cêntimos de dólar e muito menos de pesos.


Tinha ficado com um contacto da Nuria, espanhola, que trabalhava na ONG ambiental em Piriapolis quando fui acampar com os "trampolines". Tivemos um tempo à conversa e ai disse-me que estava a viver em Punta del Este com o marido, também espanhol. Tinham estado a trabalhar em Ibiza e Canárias durante uns anos, ganharam alguma plata e depois decidiram sair de lá e então andaram a ver no mapa que lugar do mundo iriam escolher para viver. Andaram a ver pela Internet, lugares de praia, casas e depois optaram por P. del Este que já tinham conhecido uma vez, espectacular. No fim do dia ofereceu-se logo para me receber se eu algum dia fosse lá. Se assim (ela) o disse...melhor o fiz!! O Bernardo e eu ficámos em casa deles alojados 2 noites. Gente impecável, tranquilidade contagiante!! Aí ajudaram-nos a decidir ir até Cabo Polonio, lugar meio perdido no mapa das praias do Uruguai. Seguimos então até la com a Miroslava também. E...

Um comentário:

Anônimo disse...

Francisco...!Só te consigo dizer isto... GENIAL!! Grande atitude, grande cabeça que tens! Ajuda, aproveita e disfruta ao máximo! Um beijinho grande, Ipa