sábado, 17 de novembro de 2007

FIM. E agora?!

Prossegue a viagem e desta é mesmo para cegar a Ushuaia.
Foram mais 12 horas de colectivo (o que é isso para mim? Nada!!) mas a odisseia é outra porque se passa por território chileno e então há que sair do autocarro com passaporte quando termina território argentino, depois mais uns 4km e voltamos a sair de passaporte em punho para entrar em Chile e mais uns 10km e estamos a sair do autocarro para a fronteira chilena e depois mais uns 2km e...”tá a sair do bus” para mostrar passaporte na fronteira argentina. Achei que ia ficar sem folhas com tanto carimbo que levava!!Uns km mais e cheguei “Ushuaia – Fin del Mundo”.

Os indicativos cá de telemóvel são diferentes consoante a província onde se esta e então é sempre complicado para mim perceber isso e perceber que números marcar..por isso achei q ia ficar novamente sem tecto..mas não!! Mariana (amiga de Maru que trabalhava comigo no Uruguay) foi-me buscar e ai fiquei. Casa com vista para a montanha..e que linda estava cheia de neve!! Acordar, abrir a janela e esticar a mão que quase tocava a montanha. Um frio que não estava habituado desde o inverno passado na Polónia. E quando começou a nevar nem me acreditei que era verdade. Lembrava-me de dias passados nas praias do Uruguay e arrepiava-me...senti-me um verdadeiro gelado!! Mas tudo isso não é por acaso, foi uma forma de me sentir mais próximo do Natal!!

Costuma-se dizer que “tudo tem um preço” e essa frase ganha mais vida em Ushuaia que parece que estou em Londres. É quase preciso dar um saco de pai natal cheio de pesos argentinos para pagar um café ou um sumo!!
É o lugar mais a sul e por isso assina sempre “Fin del Mundo”. Ai pode-se fazer muitas excurssoes com guias turísticos ou então...ir de Mariana!! Impecabelmente me levou de carro por tudo o que de bom aquilo tem e assim tudo tem mais interesse.

Colei!! Foi exactamente isto que disse a meio da visita nocturna pelo Parque Nacional de Ushuaia. Numa das pontas, junto ao lago vejo o céu mais claro parecia que estava a ficar dia e eram 23h da noite. Olho para a montanha de frente e vejo uma luz laranja parecia sair por detrás. Confuso e sem perceber o que era, perguntei e a resposta...“é o sol”. Inacreditável, senti-me no fim do mundo literalmente. Eu que nunca soube onde é que ele ia quando baixava e eu o deixava de ver...agora já sei!! Não há fotografia porque a maquina não dá para tanto..pena. Gravo na memoria essa fotografia!!

Foram 4dias muito bons ai passados, tocar o fim do mundo é uma sensação estranha mas muito boa e para mim...foi mais “principio de mundo” que dá ganas de viver, de conhecer de ver mais.


Porquê fim?!


Um comentário:

Anônimo disse...

Que lugar alucinante. Por como lo describis debe ser un paraiso.
Que bueno que estes viviendo esta experiencia.
Besos, Naty.. Uruguay