quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

4a MARAVILHA DO (MEU) MUNDO: Isla del Sol - Lago Titikaka


Ao fim de quase 5meses de viagem e a descobrir a verdadeira tradição sul americana num país chamado Bolívia, encontro aquela que considero a 4ª Maravilha do Meu Mundo. Depois de ter passado pela parte norte da Isla del Sol, no lago Titikaka, fui até à parte sul onde ficámos a dormir. A dificuldade de descrever tao grande beleza é difícil. São dois pólos distintos mas que juntos fazem desta ilha uma Maravilha.

Chegámos de lancha à parte sul e começámos a subir, subir e subir. Pelo caminho víamos senhoras com os seus tradicionais hauayos (panos grandes artesanais) carregados às costas e passavam por nós a mil parecia que carregavam algodão mas não…era garrafões de agua, comida ou ate utensílios para os distintos negócios que cá têm. Desenvolvem a agricultura e aproveitam para ganhar outro tanto com negócios mais virados aos turistas desta ilha como restaurantes, alojamentos, kiosks e montras no passeio minadas de artesanais. Para além disso e olhando para o lago vejo na declinação da ilha uma infinitude de maravilhas, de burros e lamas a correrem e os donos atrás deles, vejo crianças de pele escura a treparem árvores e outras já de hauayo às costas ajudando em pequenas quantidades os pais.
O meu irmão via-me escrever e perguntava-me como é que se pode descrever um cenário como este, esta vista, esta coisa que parece que não tem nome ou que qualquer adjectivo é curto para dar noção do que realmente é.
Estamos a 4000metros de altura e a vista do topo é para um lago que não tem fim, parece um espelho. Do outro lado vê-se Peru e deste lado vê-se as terras ordenadamente agrupadas por cereal e vegetal.
Por muito que escreva, as palavras serão sempre poucas, mal colocadas e nunca descreverão o que isto é realmente. Não há nada como estar com os pés assentes numa Maravilha!!

Nenhum comentário: