terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Pancho from Titikaka


A vida surpreende-nos...e ainda bem!! Só temos que nos deixar levar pela liberdade de pensamento, pela liberdade do essencial e pela vontade de sermos abraçados e tocados por tudo o que de bom existe!!

De La Paz seguimos para Copacabana para assim chegar ao lago Titikaka. Pelas fotografias parecia normal e a vontade de conhecer era...média. Recém chegados depois de uma viagem de 3horas pegámos num barco e fomos até á parte norte da Isla del Sol. Saí do barco...e percebi que era ali mesmo que tinha que ficar. Porcos e miúdos a jogarem descalços nas ruas estreitas de pedra, burros gritando de fome e um lugar com muito que fazer. Simplicidade e espectacularidade de paisagem rodeado por um lago gigante. Percebi ao fim de 5 meses que tinha chegado à América Latina mais pobre que tinha imaginado e é aqui que eu quero estar. De pronto, deixei a sopa a meio e o meu irmão pendurado, fui falar com a responsável duma ONG que estava la a trabalhar e disse-lhes que queria ficar com eles.

Depois de uma discussão no hostel em La Paz por me terem encolhido a roupa toda, este era o sinal, o contraste que precisava para perceber que a liberdade passa por desprendermo-nos das coisas que não nos deixam ser autênticos e agarrar o essencial. Fala-se muito em liberdade mas é difícil ter-la porque fugimos dela ao mesmo tempo que a buscamos. Assim sem medo e sentindo que o meu lugar e viagem passa por ficar, aqui fico...confiando ou mais que tudo, acreditando!! A ONG está a trabalhar para construir uma biblioteca, ajuda na escola com aulas de ingles e ainda trabalha para ajudar a melhorar o turismo desta parte Norte da Isla del Sol.

Se já achava que a Bolívia conservava em muito todas as tradições...mais ainda aqui. Para além de serem pessoas pobres, estão a 2horas e meia de barco de Copacabana que é o centro mais próximo. Acontece como as 2garotas que conheci no barco terem que ir a Copacabana fazer compras para a família porque sai mais barato que comprar na ilha. Um lago enorme y lindo de mais que dificulta a tarefa de por em palavras tudo o que representa. Isolado de algumas coisas mais colado a outras e ás que para mim fazem mais sentido...aqui fico a 2horas e meia dum centro.
Vou agora conhecer a parte sul da ilha que é um pouco mais desenvolvida mas que fica a 3horas de caminho (horas e meia para eles de cá). Ai passo a noite e me despeço do Bernardo. Aqui percebo que é bonito sermos livres quando estamos sozinhos mas perfeito sermos livres com alguém junto a nós!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Qto então ag Titikaka...muito bom Francisquinho, continuas a surpreender-me!!! Não tantas cm tu mas tb tenho algumas novidades. Neste momento to em London a visitar a Mariana Marcelino e viver um pc a cidade, depois vou visitar Babo a Barça e depois mudo-me para a tua terra ;) Chamaram-me p estagio na empresa q queria em St Amaro!!!

Bem que mais posso eu dizer para além de :PARABÉNS,CONTINUA...
UM BEIJO
SAUDADES
Xica

duarte lebre disse...

carissimo amigo

recebi o teu postal, adorei,muito obrigado.
Agora que revejo o teu percurso pelo blog "invejo te" com muita alegria.
imagino que todas as palavras sejam "pequenas" de mais para transmitir o que estas a viver... da mesma maneira acredito que tudo o que alguem deste lado pensa e lê, não é assimilado correspondendo ao que estás a viver.(não sei se fiz explicar)lol

espero que continues a aproveitar essa grande aventura.

um grande abraço