sábado, 2 de fevereiro de 2008

Piscolada



E depois de uma passagem fugaz por La Serena onde fiquei em 2dias em casa da Consuelo, com quem fiz missoes, fui novamente seguir viagem de mochila às costas para ir conhecer uns pueblitos cercanos. Entrei em Vicuña que há parte de ser pequeño tem todas as modernices de vila desenvolvida e ao mesmo tempo tradiçao pela gente e roupa que se vê. Aproveitei e vi de perto como se faz o famoso Pisco (bebida tipica do Chile) Capel. Uma visita guiada pelas vinhas e fabrica e toda uma explicaçao defazer crecer àgua na boca…o pisco viria depois. No final uma degustaçao de Pisco bem frio (como deve ser) deixou em mim a vontade de me emborrachar todo já ali tal era o calor que fazia sentir.

Mas nao…segui de bus para mais uma hora de viagem até Pisco Elqui, outro lugar de Valle de Elqui. Aí aterrei a meio da tarde e como nao gosto de pagar para dormir porque para elem de sair caro, nao é divertido e é a maneira mais facil, dar dinheiro a troco de dormida. Se assim o disse melhor o fiz, confiando fui almoçar e daí começa a conversa de que nao tinha lugar para dormir e que nao precisava mais que apenas um chao e um tecto para estender o saco-cama. Amablemente me recomedaram uma amiga, dona de um camping. E come la tive aval para preonoitar no camping sem pagar mas como tampoco tinha tenda, nao servia.

Tranquilamente fui recorrendo Pisco Elqui, um pequeño povo mas cheio de magia, tudo decorado, cheio de gosto pelas ruas com vista para a montanha para qualquer lado que se loase, impresionante…o verdadeiro vale!! Quando começou a entardecerpercebi que tinha que me apressar a arranjar lugar para dormir caso contrário ficaria na praça central. Começei entao de mochila uma busca mais confiada e com menos vergonha a preguntar as pessoas que se viam ao lado de suas casas. “Nao tenho lugar, plata e tampoco tenda…necesitaba somente um chao…blablabla”…e depois de umas negas e outras tantas recomendacoes fui até a uma Loja faz-tudo, aluga bicicletas, organiza tours e dormidas.

Falei e...ai mesmo fiquei! Um pibe entendeu-me e disse prontamente que “si, tranquilo. Tou a dormir numa tenda aquí atrás da casa, podes ir para la e eu fico na casa”. Assim foi, chegou as mil coisas que tinha na tenda para um lado e eu ficava do outro a dormir. E com este sentimento de pertença abri um vinho que trazia na mochila…e passaram 4dias em Pisco Elqui (era para ser so uma noite) com gente que pareciam meus melhores amigos e que nos conheciamos ha muito tempo. Banhos no rio, assados e muitos passeios de bicicleta e ainda ia distrubuir flyers do loja deles.

Que bom que ha gente assim, so temos que estar atentos e abir os olhos porque existem por todo o lado. Para além de tudo isto ainda me deu o contacto dos amigos de S.Pedro Atacama (Chile) para eu ficar la alojado. Assim se vao arranjando as coisas e a confianza mantém-se. Continuo iluminado…a viagem segue para Mendonza!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Francisco! è tão bom ouvir de ti! Há tempos que não sabia nada....
Ainda esta semana mandei mensagem ao teu irmão a perguntar por ti. Espero que estejas bem. Um grande beijinho com saudades,

Helene Nuñez